Quinta do Conde vai ter nova Escola e Jardim de Infância

Ampliação da Escola Básica n.º 2 está praticamente concluída

O novo edifício da EB n.º 2 da Quinta do Conde terá seis salas de aula para o primeiro ciclo e duas para jardim-de-infância, biblioteca, sala polivalente, copa, sala de professores e pessoal auxiliar, campo de jogos e espaço de recreio no exterior, alargar a oferta de espaços e valências. A conclusão está prevista, diz a Câmara de Sesimbra, para final deste mês para que "possa entrar em funcionamento no início do ano letivo 2020/2021, reforçando assim a rede de equipamentos de ensino, área em que a autarquia tem feito um grande investimento". Trata-se de um investimento de quase dois milhões de euros. 
Nova escola quase construída em Quinta do Conde 

A ampliação permitirá que cada turma possa ter uma sala própria, o que "beneficiará, não só, o processo de ensino, mas também a resposta às famílias, pois, desta forma, as crianças passarão a usufruir das Atividades de Enriquecimento Curricular e Componente de Apoio à Família sem limitações", explica a Câmara de Sesimbra.
Na apresentação da obra, em 2016, a autarquia dizia que a "entrada em funcionamento da Escola Básica e Jardim de Infância do Conde 2 vai permitir que grande parte dos alunos que neste momento têm horário duplo no 1.º ciclo passem a ter o designado horário normal, ou seja, que cada sala seja utilizada permanentemente por apenas uma turma, em vez de ser partilhada em momentos distintos por duas turmas". 
Para além disso, diz ainda a autarquia, "trata-se de um edifício preparado e equipado para a realidade do ensino atual, onde as novas tecnologias assumem um papel determinante, o que representa uma enorme mais-valia para alunos e professores".
A escola terá seis salas de aula para o primeiro ciclo e duas para o pré-escolar. No exterior existirá um espaço de jogo e recreio e um campo de jogos com balneários que poderá ser utilizado pela comunidade fora do horário escolar.
O equipamento está orçado em 1 milhão e 800 mil euros, e é financiado pelo orçamento municipal, com 1,2 milhões de euros, e pelo Portugal 2020, com uma verba a rondar os 620 mil euros, no âmbito de uma candidatura apresentada pela Câmara Municipal, a que se junta o terreno, propriedade do município, avaliado em cerca de 500 mil euros.
O investimento é justificado pelos indicadores da rede educativa, que mostram, na aprovação da obra, que 54 por cento da população escolar no concelho de Sesimbra está na Quinta do Conde, onde 19,9 por cento da população integra a faixa etária até aos 14 anos.

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra 

Comentários