Projeto Praia Acessível já arrancou em Sesimbra

Pessoas com mobilidade reduzida podem ir a banhos na praia do Ouro e Moinho de Baixo

A zona de conforto da Praia do Ouro, em Sesimbra, integrada no programa Praia Acessível – Praia para Todos!, vai funcionar diariamente, até 31 de Agosto, das nove às 17h30 horas. "O espaço, destinado a pessoas com mobilidade reduzida, funciona este ano, excecionalmente, com novas regras, com o objetivo de evitar o contágio por covid-19", revela a Câmara de Sesimbra em comunicado. A Praia do Ouro hasteia é Praia Acessível desde 2006 e, em 2017, foi considerada a Praia Mais Acessível de Portugal. Para além do Ouro, a Praia do Moinho de Baixo, no Meco, também hasteia esta bandeira desde 2015.
Praia assistida já arrancou no início do mês 

Assim, para além da redução do número de pessoas na área de conforto, e do cumprimento das normas básicas de proteção individual, como a desinfeção das mãos ou o uso de máscara, a utilização dos equipamentos disponíveis, "nomeadamente, cadeiras, canadianas e andarilhos anfíbios, obedece a reserva prévia através do telefone 21 228 85 40, ou pelo e-mail turismo@cm-sesimbra.pt.", diz a autarquia.
Este ano, de acordo com a Câmara de Sesimbra, "também não haverá serviço de apoio às transferências entre cadeiras e ao banho de mar, devendo estas ser realizadas exclusivamente pelos acompanhantes do utente". 
Nos anos anteriores este serviço era feito por alunos do Instituto Politécnico de Setúbal, no âmbito de um protocolo com a Câmara Municipal, mas na presente época balnear "asseguram apenas o funcionamento e higienização do espaço e a gestão das reservas dos equipamentos", refere a nota de imprensa.
A Praia do Ouro é Praia Acessível desde 2006 e, em 2017, foi considerada a Praia Mais Acessível de Portugal. Para além do Ouro, a Praia do Moinho de Baixo, no Meco, também hasteia esta bandeira desde 2015.
A Bandeira Praia Acessível é atribuída pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, desde 2005, às praias com condições de acessibilidade e serviços que promovam a sua utilização com equidade, dignidade, segurança, conforto, e autonomia possível, por todas as pessoas, independentemente da idade e de dificuldades de locomoção ou outras incapacidades que condicionem a sua mobilidade.

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra  

Comentários