Montijo cria projeto para grupos vulneráveis

Autarquia agiliza ajuda a pessoas sem abrigo do concelho 

Na reunião de Câmara do Montijo, o vereador Ricardo Bernardes informou que foi aprovada a candidatura do projeto “(C)Asas - Projeto de capacitação de Grupos Vulneráveis”, submetida pela autarquia, no final de 2019, e destinada a pessoas em situação de sem abrigo e de risco de virem a ficar nessa condição. O projeto, explica o município, "tem um período de intervenção previsto de três anos, perspetivando-se a realização de três grandes ações e respetivas atividades: a criação de equipas de gestores de caso, o desenvolvimento de respostas que implementem ações ocupacionais adequadas e a dinamização de ações que promovam o combate ao estigma sobre a condição de sem abrigo". 
Cidade prepara plano para ajudar quem precise de casa 

Em termos de recursos financeiros, explicou o vereador, o projeto prevê “um investimento global de cerca de 360 mil euros, financiados a 50 por cento. Ao nível dos recursos humanos serão contratados três técnicos superiores para a gestão de caso”.
Na mesma reunião foi aprovada, por unanimidade, a criação do Centro de Acolhimento para pessoas em situação de Emergência Social, a sediar num fogo de habitação social e cuja gestão estará a cargos do Centro de Reformados, Pensionistas e Idosos do Montijo.
“A nossa estratégia para pessoas em situação de emergência social passará assim por dois eixos, que devem trabalhar articuladamente: o de proporcionar abrigo, imediato e urgente a quem dele possa precisar, e o de trabalhar as condições de autonomização para libertar as pessoas da situação de dependência e vulnerabilidade” afirmou Ricardo Bernardes.

Agência de Notícias com Câmara do Montijo 

Comentários