Queijo, Pão e Vinho regressa à Quinta do Anjo

Certame quer ser incentivo aos produtores locais e realiza-se durante dois fins-de-semana 

São dois os fins de semana que vão levar o queijo, pão e vinho ao concelho de Palmela. A 27 e 28 de Junho e, mais tarde, a 4 e 5 de Julho, a festa dos produtos regionais visa ser um incentivo aos produtores afetados nas vendas pela crise decorrente da covid-19, já que a edição deste ano do “Festival Queijo, Pão e Vinho”, na Quinta do Anjo, freguesia do concelho de Palmela, teve de ser cancelada, devido ao surgimento da pandemia mundial que impediu a concentração de pessoas. O mercado, como este ano se chama, decorre, diz a organização, "em horário reduzido" e vai "cumprir todas as normas de segurança para os utilizadores". O festival, que se realiza em São Gonçalo, funciona entre as nove e as 14 horas. 
Queijo Pão e Vinho em moldes diferentes este ano 

Já fora do calendário habitual, em dois fins de semana, um já este Junho (27 e 28), outro em Julho (4 e 5), a iniciativa volta a reunir dezenas de produtores de queijo, pão, vinho e doçaria regional.
“Ao visitar o ´Mercado do Queijo Pão e Vinho`, está também a apoiar estes agentes económicos, que viram a sua atividade prejudicada pela pandemia da covid-19”, informa a organização, a Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida.
A iniciativa não vai contar com os espaços de gastronomia, animação e exposição habitualmente presentes no Festival.
Considerando a atual situação de calamidade e as regras que impõe, “para garantir as distâncias obrigatórias e a segurança de todos, os produtores vão repartir-se entre o interior e o exterior do pavilhão da Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida, em São Gonçalo, na freguesia da Quinta do Anjo”, diz a organização em comunicado.
O festival estava marcado para o inicio de Abril, foi reagendado para o fim de Maio mas acabou por não se realizar nos moldes normais. Volta agora com uma versão 'Mercado do Queijo Pão e Vinho'. 
O certame, realiza-se há 27 anos, é promovido pela Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida, com o apoio do Município de Palmela. O Festival Queijo, Pão e Vinho sempre foi uma montra privilegiada do melhor que a região tem para oferecer, com destaque para o Queijo de Azeitão DOP, um dos mais afamados e requintados do país. Outros queijos de ovelha e manteiga de ovelha, os vinhos regionais, o pão tradicional, a doçaria, a fruta, o mel e a gastronomia completam o leque de iguarias a (re)descobrir durante os dias do festival. 
As originais corridas de ovelhas no “Ovinódromo”, a demonstração de tosquia e ordenha, provas de produtos comentadas, passeios pedestres e de BTT, espetáculos equestres e animação musical são alguns dos principais destaques da programação normal que voltará, esperamos todos, no próximo ano.

Comentários