Praia fluvial do Barreiro já tem nadadores salvadores

Autarquia abre praia da Alburrica em segurança com acessos e vigilância 

Não é uma praia oficial, não há bandeiras azuis nem semáforos a indicar limitação de quer ir a banho ou, pelo menos, tonar um banho de sol.  A verdade é que o Barreiro, desde este sábado, que está a ser vigiada por nadadores salvadores. A praia de Alburrica tem vindo nos últimos anos a receber vários banhistas da cidade, o que levou a Câmara Municipal a contratar segurança específica para aquele local. Vai haver dois nadadores, que irão assegurar a vigilância no local, todos os dias entre as nove e as 19 horas até 15 de Setembro. 
Alburrica passa a ter vigilância permanente 

Uma iniciativa da Câmara do Barreiro, suportada pela mesma, face à afluência que a praia tem tido nos últimos anos, e que “já justificava esta medida”, segundo explicou Frederico Rosa, presidente da autarquia, “trata-se de uma medida, na qual temos vindo a trabalhar, desde o final da época balnear de 2019, devido à afluência que a praia tem tido, e que este ano, neste momento pandémico em que vivemos, dissipou-nos quaisquer dúvidas acerca da sua necessidade. É importante ter nadadores salvadores disponíveis para prestar socorro, mas também para fazer alguma pedagogia na praia e numa altura em que queremos que todos estejam em segurança”.
Como “um dia histórico”, foi a forma como Rui Braga, vereador responsável pelo Gabinete de Inovação, Desenvolvimento Económico e Turismo da autarquia barreirense, classificou a abertura da época balnear no concelho. 
“É a primeira vez na história do Barreiro que temos uma praia vigiada. É uma medida de importância extrema para que todos nos sintamos seguros. Os resultados da qualidade da água, que tem vindo a ser testada ao longo dos últimos cinco anos, são muito satisfatórios, pelo que caminhamos a passos largos para podermos dizer que a praia de Alburrica, é de facto, uma zona balnear oficial pelas entidades competentes”, sublinhou o autarca.
Os fáceis acessos, a melhoria da qualidade de água, a limpeza dos terrenos, a criação de chuveiros e estacionamento tem proporcionado um ambiente agradável para a frequência desta praia banhada pelo Tejo, que ao longo dos últimos anos tem sido frequentada por centenas de barreirenses e visitantes. Razões imperativas, no entender da autarquia, para dotar o espaço de meios de socorro a banhistas, assim como, a criação de um corredor de emergência e sinaléticas adequadas.
Esta praia recebe as ondas dos catamarã que diariamente fazem o percurso entre o Barreiro e Lisboa — até existe uma escola de surf que promove a prática deste desporto no local. À saída existe uma zona de duche e torneiras para retirar a areia. Pode sempre fazer um passeios pelos passadiços que o levam aos vários moinhos. Do outro lado da margem está o Seixal, onde ainda não há acesso.

Agência de Notícias com Câmara do Barreiro 

Comentários