Pandemia cancela Queijo, Pão e Vinho em Quinta do Anjo

Mercado realizava-se em São Gonçalo neste fim de semana e no próximo 

O Mercado do Queijo, Pão e Vinho, agendado para os fins-de-semana de 27 e 28 de Junho e 4 e 5 de Julho, na Quinta do Anjo, em Palmela, foi agora cancelado pela organização devido “à situação epidemiológica da covid-19 na Área Metropolitana de Lisboa”. A decisão tomada pela organização teve em conta “a necessidade de reforçar a contenção da transmissão comunitária do vírus”. O festival estava marcado para o inicio de Abril, foi reagendado para o fim de Maio mas acabou por não se realizar nos moldes normais. Voltava agora com uma versão 'Mercado do Queijo Pão e Vinho' e voltou a ser cancelado. Se tudo correr bem, o festival volta a São Gonçalo, na freguesia de Quinta do Anjo, em 2021. 
Evolução da pandemia impede mercado 

A decisão, anunciada pela Câmara de Palmela através de comunicado, foi tomada tendo em conta o “quadro dos últimos dados da pandemia, que orientam para a necessidade de reforçar a contenção da transmissão comunitária do vírus”, sendo que “a organização considerou fundamental e prioritário a segurança e saúde pública”.
A iniciativa, organizada “em conjunto pela Câmara de Palmela, Junta de Freguesia de Quinta do Anjo e Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida, tinha por objetivo a realização de um mercado de produtores, com vista à comercialização e ao escoamento dos produtos endógenos, num ano em que o Festival do Queijo, Pão e Vinho foi cancelado”, lê-se na mesma nota.
Ainda de acordo com o comunicado, a autarquia de Palmela continuará "a defender a produção local e os produtores, bem como, a valorizar o queijo, o pão e o vinho enquanto recursos fundamentais de identificação territorial e de desenvolvimento económico-social, acreditando que em parceria se ultrapassarão obstáculos e caminhará para um futuro melhor".
O certame, realiza-se há 27 anos, é promovido pela Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida, com o apoio do Município de Palmela. O Festival Queijo, Pão e Vinho sempre foi uma montra privilegiada do melhor que a região tem para oferecer, com destaque para o Queijo de Azeitão DOP, um dos mais afamados e requintados do país. Outros queijos de ovelha e manteiga de ovelha, os vinhos regionais, o pão tradicional, a doçaria, a fruta, o mel e a gastronomia completam o leque de iguarias a (re)descobrir durante os dias do festival. 
As originais corridas de ovelhas no “Ovinódromo”, a demonstração de tosquia e ordenha, provas de produtos comentadas, passeios pedestres e de BTT, espetáculos equestres e animação musical são alguns dos principais destaques da programação normal que voltará, esperamos todos, no próximo ano.

Comentários