Festa na Galé infeta jovens de Setúbal e Pinhal Novo

Festa de jovens num parque de campismo em Grândola na origem de novo surto de covid-19

Uma festa de jovens, com idades entre os 15 e os 20 anos, no parque de campismo da Galé, em Grândola, terá originado um surto de infeção pela covid-19, avançou esta noite a SIC. Há 20 pessoas infetadas. Alguns dos casos confirmados, revela ainda o canal, fazem parte do grupo de adolescentes. Estes terão estado a acampar naquele local nos feriados deste mês de Junho. Os jovens são oriundos de Setúbal, Pinhal Novo e Lisboa. Os funcionários do Parque da Galé deram negativo, explicou a autoridade de saúde de Grândola à estação de televisão.
Festas ilegais nas praias geram preocupação 

Uma festa de jovens no parque de campismo da Galé, localizado em Grândola, terá estado na origem de um surto de infeção por covid-19, segundo noticia da SIC.
O surto terá surgido em consequência de um encontro de jovens, com idades entre os 15 e os 20 anos. A festa realizou-se durante o fim de semana prolongado de 10 a 14 de Junho.  
O foco já inclui 20 pessoas infetadas, e entre elas constam alguns adolescentes deste grupo e que são oriundos de Setúbal, Lisboa e Pinhal Novo.
Junto da autoridade de saúde de Grândola, a SIC conseguiu ainda apurar que, com garantias desta entidade, que foram "rastreados todos os contatos dos infetados, nomeadamente os funcionários do referido parque de campismo que entretanto deram negativo". 
Fonte do parque de campismo que, apesar de a praia da Galé ser frequentada na sua maioria por campistas, não é certo que os participantes da festa estivessem acampados no parque, uma vez que esta tem acesso ao público e não é de uso exclusivo dos campistas.
Ainda segundo uma investigação do Jornal de Notícias, "nenhuma queixa foi feita à Polícia Marítima de Setúbal sobre a permanência de grupos de jovens na praia da Galé durante o período referido".
Este episódio vem juntar-se aos recentes ocorridos em Carcavelos e no Algarve, nos quais os jovens e as festas ilegais são o denominador comum. Comportamentos de risco que contrariam as indicações da Direção-Geral de Saúde e que despoletam surtos graves.
Recorde-se que na situação de Carcavelos, a PSP foi obrigada a intervir para dispersar uma multidão de cerca de duas centenas de pessoas – algumas menores de idade – que estavam numa festa na praia.
O outro evento ocorreu em Odiáxere, concelho de Lagos, do qual resultaram cerca de 100 casos de infeção por covid-19.
No passado fim de semana, a Autoridade Marítima Nacional anunciou uma operação de fiscalização noturna nas praias da Arrábida, no concelho de Setúbal, durante a qual dispersou ajuntamentos de jovens.
“Os elementos da Polícia Marítima detetaram dezenas de aglomerados de jovens que se concentravam nos areais, junto de rochedos e vegetação das praias da Arrábida, designadamente no Creio (Portinho da Arrábida), Coelhos, Galapinhos, Figueirinha e Albarquel, em convívio”, adiantou na altura a Autoridade Marítima Nacional.
A nota acrescenta que a Polícia Marítima de Setúbal “abordou os jovens no sentido de os sensibilizar para o cumprimento das regras” e que estes “acataram as indicações das autoridades e acabaram por dispersar”.

Agência de Notícias 
Foto: Arquivo DR 

Comentários

  1. Estas pessoas que não acatam as ordens da DGS caso aparecessem infetados nem deviam de ser tratados com o dinheiro do Estado, eram colocados num campo deserto e ali ficavam, os que se tratassem, tratavam-se os outros que se lixem, eu é que como acérrimo cumpridor e doente de risco é que não tenho que morrer por causa desses energumenos

    ResponderEliminar
  2. Eu outras fotos e deu-me a ideia de ser tendas tipo de uma organização.A ser assim ninguem fala disso e por sua vez ninguém assume responsabilidades.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário