Centenas de carros invadiram estradas da Arrábida

Autarquia acusa o população de falta de civismo e a GNR multou mais de 200 pessoas 

A Câmara de Setúbal criticou o total desrespeito pelas regras de trânsito, provocada pela falta de civismo das pessoas. O município recorda “o despacho da autarquia que, por razões de segurança, proíbe a circulação de veículos automóveis entre as praias da Figueirinha e do Creiro até à abertura da época balnear”. Contudo, durante o fim-de-semana, a população ignorou esta informação e "invadiu" as estradas de acesso às praias da Arrábida, obrigando a uma intervenção da GNR que terá multado mais de 200 condutores. A época balnear abre no próximo fim-de-semana, a 6 de Junho.   
Irresponsabilidade coloca Arrábida em perigo  

Durante o passado fim de semana, os acessos à Serra da Arrábida e às praias estiveram, de novo, fortemente congestionados, registando-se, diz um comunicado da autarquia sadina, "um total desrespeito pelas regras de trânsito, o que colocou em causa a capacidade de assistência das forças de segurança e de socorro às várias ocorrências registadas".
Recorde-se que a Comissão Municipal de Proteção Civil de Setúbal já tinha manifestado preocupação sobre a grande pressão que ocorre na Arrábida, validando, inclusive, o despacho da autarquia que, por razões de segurança, proíbe a circulação de veículos automóveis entre as praias da Figueirinha e do Creiro até à abertura da época balnear, a 6 de Junho.
Só durante este fim de semana, a GNR multou mais de duas centenas de viaturas estacionadas indevidamente nos acessos às praias devido a "diversas infrações da sinalização existente e, ainda há poucos dias, uma ambulância viu-se impedida de socorrer pessoas devido ao estacionamento indevido em ambos os lados da faixa de rodagem. O atual sistema de contraordenações de trânsito permite o processamento de multas de forma eletrónica, enviadas diretamente para o domicílio do proprietário do veículo", diz o comunicado.
A continuidade no desrespeito das regras de trânsito e a falta de meios das forças de segurança levaram a presidente da Câmara de Setúbal a convocar uma reunião com "caráter de urgência do Conselho Municipal de Segurança restrito, para preparar a reunião que já foi solicitada ao Ministro da Administração Interna para garantir a segurança em todo o concelho".
A autarquia quer preservar a todo o custo a Serra da Arrábida, "ao abrigo do Estado de Calamidade, no dia de abertura da fase III de combate aos incêndios rurais e nas vésperas da abertura da época balnear e da entrada em vigor do Programa Arrábida Sem Carros, em que a fiscalização por parte das forças policiais tem de estar garantida para não colocar em perigo os bens, o ambiente e a vida das pessoas", conclui a Câmara de Setúbal.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários