Dá um Gosto ao ADN

quinta-feira, 7 de maio de 2020

Câmara de Setúbal já cancelou a Feira de Sant’Iago

Em ano não há música, carrosséis nem farturas para animar o povo 

O que já se esperava é agora oficial. A Câmara de Setúbal decidiu cancelar esta edição da Feira de Sant’Iago por entender que, com a atual crise sanitária, “não existem condições para realizar, em segurança, um evento que atrai largos milhares de pessoas”. Isto quer dizer que um dos maiores eventos a sul do país e que marca o verão de todos os setubalenses há mais de quatro séculos, este ano não acontece. A edição de 2020 estava marcada para acontecer de 25 de Julho a 9 de Agosto. Para os artistas que foram contratados, a autarquia irá “tentar organizar uma festa de outono, de 2 a 5 de Outubro, mas apenas se a conjuntura sanitária o permitir sem equívocos”, frisa. Este evento, caso se concretize, constituirá um momento de celebração da vida em torno da música. O Governo, por sua vez, que até 30 de Setembro deste ano não haverão nem festivais nem quaisquer espectáculo musical. A proposta terá ainda de ser aprovada pelo Parlamento. 
Sant'Iago volta em 2021. Mas música pode voltar antes


A autarquia liderada por Maria das Dores Meira decidiu, esta quinta-feira, cancelar esta edição da Feira de Sant’Iago por entender que, com a atual crise sanitária, "não existem condições para realizar, em segurança, um evento que atrai largos milhares de pessoas". 
Com o cancelamento da edição deste ano do certame, devido à pandemia de covid-19, que se realizaria no final de Julho e início de Agosto, o município "devolverá as taxas que entretanto tenham sido liquidadas de inscrições efetuadas pelos feirantes", refere um comunicado da autarquia.
Para os artistas que foram contratados, a autarquia vai tentar organizar uma festa de outono, de 2 a 5 de Outubro, mas "apenas se a conjuntura sanitária o permitir sem equívocos".  Este evento, caso se concretize, diz a Câmara de Setúbal, "constituirá um momento de celebração da vida em torno da música".
A Câmara de Setúbal diz esperar que em 2021 estejam reunidas as condições necessárias e que se encontrem ultrapassadas todas as adversidades de saúde pública para “proporcionar um evento com redobrado investimento”, numa edição da Feira de Sant’Iago que, “pela sua grandeza, compense a ausência deste ano”.
Já no final do mês de Abril foi anunciado o cancelamento de vários eventos icónicos do distrito de Setúbal, por causa da covid-19: São Pedro no Montijo e Seixal, São João em Almada,  Feira de Maio da Moita, Festas Populares de Pinhal  Novo, Feira Medieval em Alhos Vedros, Festas das Chagas em Sesimbra, festas da Quinta do Conde e Feira de Grândola são algumas das feiras que só voltam em 2021.

Portugal sem festivais e festas até 30 de Setembro 

O Governo decidiu, por sua proposta, que não haverá festivais de música “e espetáculos de natureza análoga” este verão em Portugal. Esta quinta-feira, em comunicado após Conselho de Ministros, o Governo começou por escrever que “impõe-se a proibição de realização de festivais de música, até 30 de Setembro de 2020”.
Posteriormente, às 17h25, cerca de 40 minutos depois de uma reação pública do PCP que lembrava que a Festa do Avante! [que se realiza no início de Setembro no concelho do Seixal] não é “um simples festival de música”, o comunicado do executivo foi corrigido e atualizado, alargando o espectro de espectáculos e eventos que não se poderão realizar: “Impõe-se a proibição de realização de festivais e espetáculos de natureza análoga”, lê-se já numa segunda versão.
No comunicado publicado esta quinta-feira pelo executivo de António Costa, que contém as resoluções após Conselho de Ministros, o Governo esclarece ainda que quem comprou bilhetes para “espetáculos” - não apenas festivais - agendados para entre 28 de Fevereiro a 30 de Setembro que não se realizarem devido à pandemia, deverá ter direitos protegidos, recebendo um vale compensatório no valor da compra. Esta é, para já, apenas uma proposta genérica, que deverá ser detalhada em decreto-lei e votada posteriormente.

Agência de Notícias

0 comentários:

Publicar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010