Autarquia elogia esforço de instituições de Setúbal

Papel da Cruz Vermelha foi essencial durante a pandemia na cidade 

A Câmara de Setúbal prosseguiu as visitas a instituições do concelho para realçar o contributo destas entidades no combate à pandemia e se inteirar das dificuldades existentes neste período de crise sanitária. A comitiva do município, liderada pela presidente Maria das Dores Meira, iniciou a visita na delegação local da Cruz Vermelha Portuguesa, onde foi destacado o contributo enquanto parceira em diversas vertentes, como o transporte de doentes com suspeita de covid-19 e a constituição de equipas para recolocação de idosos alojados em lares. A presidente da Câmara Municipal manifestou a intenção de reunir-se com a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social para questionar o Governo sobre a resposta preparada para fazer face às dificuldades relatadas pela Cruz Vermelha local. Os autarcas estiveram ainda no Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida e na Cáritas de Setúbal. 
Autarquia pede mais apoio para a Cruz Vermelha 

“Estou aqui para agradecer o excelente trabalho que fizeram, que fazem e que vão continuar a fazer. Sempre. Haja vírus ou não. Vocês estão sempre aqui, em Setúbal, em todo o país e em todo o mundo. A Cruz Vermelha é, sem dúvida, o símbolo da ajuda onde ela é necessária”, assinalou a autarca.
O encontro, igualmente com as presenças dos vereadores da Proteção Civil, Carlos Rabaçal, e da Saúde, Ricardo Oliveira, serviu também para ouvir, entre outras questões, as preocupações no que diz respeito ao aumento de pedidos de apoio de alimentação desde o início da pandemia e para reforçar a presença do município junto da instituição.
Desde o início da pandemia, a delegação de Setúbal da Cruz Vermelha iniciou o transporte dedicado exclusivamente a casos suspeitos ou diagnosticados, além de ter instalado, entre os dias 18 de Março e 6 de Maio, uma tenda de campanha para ajudar o Hospital de São Bernardo.
A instituição, que integra o grupo de trabalho da Comissão Municipal de Proteção Civil de Setúbal, conta com perto de 40 profissionais e voluntários e continuou a disponibilizar o serviço de apoio domiciliário e o transporte das pessoas em emergência social e vítimas de violência doméstica.

Autarca quer reunir com o Governo para resolver Cruz Vermelha 
A presidente da Câmara Municipal manifestou a intenção de reunir-se com a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, para questionar o Governo sobre a resposta preparada para fazer face às dificuldades relatadas pela Cruz Vermelha local.
“Gostaríamos de saber em concreto de que forma a subvenção direta do Estado para a administração central da Cruz Vermelha pode deixar os polos da instituição a viverem quase no limiar da pobreza. A deixar que vivam na subsidiodependência, do voluntariado e da ansiedade que ouvi aqui hoje”, disse Maria das Dores Meira.

Setúbal "está a trabalhar bem"

A visita seguiu para o Centro de Saúde de São Sebastião para uma reunião de balanço, com a presença de elementos do Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida, na qual a presidente da autarquia elogiou o trabalho desenvolvido.
“O propósito desta iniciativa é exatamente dar os parabéns pelo trabalho que fazem e continuam a fazer neste momento de crise sanitária. A Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida é um dos parceiros de topo, fundamental e muito ativo, que forma, com o município, o grupo de combate ao inimigo invisível coronavírus”.
Para a autarca, dentro da “desgraça da pandemia”, o concelho de Setúbal “está a trabalhar bem, na medida do possível, trava aquilo que é possível travar, e isso deve-se, sobretudo, à conjugação de esforços”.
Presente na reunião e ao lado do coordenador da Unidade de Saúde do agrupamento de saúde, João Diegues, e da delegada de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida, Valentyna Lutsiv, a presidente do Conselho Clínico do ACES Arrábida, Isabel Pinto, aproveitou para realçar a importância da parceria com o município no combate à pandemia.
“Tem sido uma parceria de todas as equipas. Do conselho clínico, da saúde pública, de todos os médicos e enfermeiros, que têm sido incansáveis. Mas também temos de agradecer muito à Câmara Municipal e à Proteção Civil. Com os esforços unidos, estamos a conseguir bons resultados”, disse a responsável. 
Os encontros, enquadrados num conjunto de visitas que a Câmara Municipal está a realizar com instituições na linha da frente no combate à covid-19, terminou com uma reunião no Centro Social São Francisco Xavier, da Cáritas, na qual esteve presente o bispo de Setúbal, D. José Ornelas.
Acompanhada dos vereadores Carlos Rabaçal e Pedro Pina, Maria das Dores Meira inteirou-se do trabalho realizado pela instituição para fazer frente aos pedidos que têm chegado devido à pandemia e das dificuldades existentes na área dos sem-abrigo e pessoas economicamente vulneráveis.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários