Sesimbra interdita acesso a praias e parques do concelho

Autarquia fecha praias, parques, cria centros de acolhimento e doa material a lares e bombeiros

A Câmara de Sesimbra interditou os acessos a diversas praias do concelho no âmbito das medidas preventivas da propagação da pandemia de covid-19, anunciou a autarquia. Segundo uma nota de imprensa do município sesimbrense, está interdito o acesso às praias do Ribeiro de Cavalo, Moinho de Baixo (Meco), Foz, Bicas, Amieira, Marginal da Lagoa de Albufeira e Cabo Espichel, bem como a parques, jardins e polidesportivos, entre os quais o Parque da Vila, na Quinta do Conde e o acesso à avenida Marginal de Sesimbra. Noutra nota de imprensa a autarquia, que regista 11 pessoas infetadas com covid-19, anunciou que vai distribuir mais de duas mil máscaras, luvas, batas, fatos descartáveis e gel desinfetante à rede de lares privados, as IPSS e a corporação de bombeiros.  Em marcha está já a montagem de Centros de Acolhimento nas freguesias do Castelo e Quinta do Conde. 
Caminhos das praias foram fechados 

"Dada a continuidade de aglomeração de pessoas, contrariando as indicações das autoridades no combate à pandemia de covid-19, a Comissão Municipal de Proteção Civil de Sesimbra decidiu-se pelo encerramento de vários espaços ribeirinhos do concelho", disse a autarquia em nota enviada à ADN-Agência de Notícias.
Na reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil, na terça-feira, o município tinha já decidido a interdição às zonas nascente e poente, junto ao muro da praia, áreas circundantes ao Santuário do Cabo Espichel, estrada do Centrão e Acesso à Praia do Ribeiro do Cavalo, praia do Moinho de Baixo (a partir da zona dos parques de estacionamento), praia das Bicas e Marginal da Lagoa de Albufeira, no troço entre a rotunda da Estrada dos Murtinhais e o estacionamento de acesso à Praia.
A autarquia decidiu também interditar o acesso à avenida Marginal, bem como a todos os parques, jardins e polidesportivos do concelho. Foram ainda interditados os acessos às praias da Foz e Amieira, bem como a parques, jardins e polidesportivos, entre os quais o Parque da Vila, na Quinta do Conde.
Em comunicado, o município faz saber que a Comissão Municipal de Proteção Civil está a fazer "um acompanhamento permanente da situação e tomará as medidas que considere adequadas em cada momento". 

Câmara doa máscaras, luvas e gel desinfetante a lares e bombeiros 
A Câmara de Sesimbra vai distribuir mais de duas mil máscaras, luvas, batas, fatos descartáveis e gel desinfetante. O stock de material foi adquirido pela autarquia junto de empresas, enquanto aguarda uma encomenda conjunta de todos os municípios da Área Metropolitana de Lisboa.
Até esta sexta-feira, a rede de lares privados, as IPSS e a corporação de bombeiros vão receber 2200 máscaras, 700 pares de luvas, 60 batas e fatos descartáveis, 50 pares de óculos e viseiras e cerca de 30 litros de gel desinfetante.
Em comunicado, a autarquia garante que é "a resposta às necessidades mais urgentes da população".
A Câmara de Sesimbra garante ainda estar em articulação com a Segurança Social, e a desenvolver contactos com todos os lares da Rede Solidária e Privada do concelho para identificação dos Planos de Contingência, número de utentes e de eventuais necessidades que possam surgir. 

Centros de acolhimento no Castelo e Quinta do Conde
Tal como acontece um pouco por todo o país, o Plano Operacional Municipal já está em marcha e já se deu início à montagem dos Centros de Acolhimento nas freguesias do Castelo e Quinta do Conde, que serão ativados em caso de necessidade de evacuação de uma instituição do concelho.
O Hotel do Mar e Hotel SPA Sesimbra disponibilizaram ainda 33 camas para qualquer necessidade.

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra 

Comentários