Hortelões de Setúbal lançam campanha solidária

Hortas doam bens essenciais a pessoas carenciadas do concelho 

A comunidade de hortelões das Hortas Urbanas de Setúbal está a desenvolver uma iniciativa solidária para doar bens essenciais e material de protecção a instituições sociais e a pessoas carenciadas do concelho. A ideia nasceu da preocupação dos utilizadores das hortas comunitárias, localizadas nos Viveiros Municipais das Amoreiras, com a actual situação provocada pela pandemia de covid-19, que está a levar à quebra de rendimentos em muitas famílias. Depois de no Natal terem promovido uma iniciativa que resultou na entrega de mais de 40 quilos de bens hortícolas produzidos nas Hortas Urbanas, os hortelões decidiram promover uma nova campanha solidária em tempos de muita incerteza. 
Viveiros das Amoreiras ajuda pessoas carenciadas 

Preocupados com a atual situação provocada pela pandemia de covid-19, que está a levar à quebra de rendimentos em muitas famílias, os utilizadores das hortas comunitárias, localizadas nos Viveiros Municipais das Amoreiras, decidiram levar a cabo uma nova campanha solidária.
“A iniciativa solidária destina-se a doar bens essenciais e material de proteção a instituições sociais e a pessoas carenciadas do concelho”, indica a câmara municipal de Setúbal, em comunicado.
Assim, à entrada dos Viveiros Municipais das Amoreiras, junto da vitrina de informações, já foi colocada uma caixa “para que cada um possa entregar produtos recolhidos nas hortas, outros bens alimentares ou de higiene e máscaras sociais para proteção”.
A caixa está disponível para entrega de bens, pelos hortelões, mas também pela comunidade em geral, “que pode contribuir para esta iniciativa solidária”, aos sábados, das 14h30 às 17 horas, às terças, das 16h30 às 19 horas, e às quintas, das nove ao meio-dia.
No primeiro dia foram recolhidos perto de oito quilos de legumes, entre nabos, cebolas, alho francês, couve, alface e repolho, entregues ao núcleo de Setúbal do Centro de Apoio ao Sem Abrigo.
“Todos os produtos angariados vão, posteriormente, ser encaminhados para instituições sociais do concelho e famílias em situação vulnerável”, assegura a autarquia sadina.
Criado em 2013, o projeto das hortas comunitárias, que conta atualmente com 138 hortelões, visa promover a prática da agricultura sustentável e estimular a convivência social e a economia dos agregados familiares.
Os utilizadores têm liberdade para plantar e produzir plantas hortícolas para “autoconsumo ou somente para recreio”, bem como para instalar na sua parcela de 30 metros quadrados, “estruturas necessárias para o apoio às plantações, como sebes e vedações, desde que colocadas dentro do perímetro do espaço e numa altura até 25 centímetros”, acrescenta o município.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários