Santiago do Cacém investe no Cercal do Alentejo

634 mil euros para requalificar centro histórico do Cercal 

A Câmara de Santiago do Cacém adjudicou esta terça-feira, pelo valor de 634 mil 739 euros, a obra de requalificação da envolvente da Igreja Matriz e Rua da Parreira, de Cercal do Alentejo. Com esta intervenção a autarquia "pretende melhorar a mobilidade, trazer maior acessibilidade e ordenar o estacionamento, proporcionando aos munícipes uma maior fruição do espaço público", explicou a Câmara em comunicado. "Do ponto de vista turístico, Cercal do Alentejo é uma das freguesias com maior importância no concelho de Santiago do Cacém, integrando o percurso da Rota Vicentina, por onde passam milhares de turistas e esta é também uma forma de embelezar aquela zona que precisa de ser reabilitada", sublinha a autarquia. 
Centro histórico vai ser requalificado

A requalificação da Praça da Igreja Matriz engloba o Largo da Igreja, a Rua Guerra Junqueiro, parte da Rua do Passal, da Rua da Aldegalega e da Azinhaga do Barranco.
A intervenção na Rua da Parreira estende-se ao cruzamento desta com a Rua Centenários da Independência.
Estas intervenções passam por "requalificação das áreas de circulação pedonal, através da repavimentação dos passeios existentes, criação de passeios e de faixas de circulação pedonal, criação de acessos desnivelados às passadeiras, remoção de obstáculos", a criação de "zonas de estar, plantação de árvores, colocação de mobiliário urbano", refere o documento.
A "criação de algumas bolsas de estacionamento, zonas de cargas e descargas, locais de estacionamento condicionados no tempo", o reforço da "rede pública de abastecimento de água, e reconfiguração da rede de drenagem pluvial e intervenções pontuais na rede de esgoto doméstico" e a "pavimentação e sinalização rodoviária", são outras das áreas a abranger.
Com esta intervenção a Câmara de Santiago do Cacém "pretende qualificar a imagem geral desta zona de Cercal do Alentejo, quer paisagisticamente, quer funcionalmente, recorrendo ao espaço público para preservar a memória do local, valorizando os usos partilhados que actualmente coexistem, mas garantindo a segurança dos seus utilizadores e privilegiando a circulação pedonal".
Esta obra está integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urban para o concelho de Santiago do Cacém no âmbito do Alentejo 2020, Portugal 2020, com comparticipação dos fundos da União Europeia através do FEDER.

Agência de Notícias com Câmara de Santiago do Cacém 
www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários