Palmela volta a ter experiências com Sabor

A Fogaça e a devoção das gentes de Palmela abre os fins de semana gastronómicos

A Fogaça de Palmela, um bolo tradicional que tem por base massa de pão, inspira dois fins de semana gastronómicos em Janeiro. Não faltará um workshop com os segredos da confeção desta especialidade local. A Fogaça de Palmela tem honras de abertura do programa para 2020 da iniciativa “Palmela, Experiências com Sabor!”. Desta forma, nos fins de semana de 17 a 19 e de 24 a 26 de Janeiro, aquele bolo, historicamente associado às festas de Santo Amaro, vai inspirar as ementas de 14 restaurantes do concelho. Os Fins de Semana Gastronómicos temáticos são já uma imagem de marca do “Palmela - Experiências com Sabor!”. Queijo de Ovelha, a Sopa Caramela, a Fruta e o Vinho de Palmela, o Coelho à Moda de Palmela, o Moscatel de Setúbal e, este ano pela primeira vez, o Arroz Carolino do Sado são "petiscos" para degustar nos principais restaurantes do concelho até ao final do ano em Palmela, Pinhal Novo, Quinta do Anjo, Marateca e Poceirão. 
Gastronomia de Palmela em experiência todo o ano

Sugestões que nos pratos principais incidem, principalmente, no casamento da fogaça com o bacalhau (exemplo bacalhau com crosta de fogaça). Nas sobremesas as propostas são várias. Como exemplo, as peras com moscatel em cama de fogaça, o cheesecake de frutos vermelhos com base de Fogaça de Palmela.
A 25 de Janeiro, às 10 horas, o doceiro Nuno Gil, da Confraria Gastronómica de Palmela orienta um workshop sobre Fogaça de Palmela. A participação na atividade implica a inscrição prévia, através do e-mail turismo@cm-palmela.pt ou telefone 212 336 668.
A Fogaça de Palmela, tal como nos é explicado pelo gastrónomo Virgílio Gomes, incorpora, na sua confeção, massa de pão, açúcar amarelo, farinha, banha de porco, ovos, sumo e raspa de laranja, aguardente, canela e erva-doce.

A Fogaça e a devoção das gentes de Palmela
A história da Fogaça, um biscoito aromático, cujas receitas centenárias passam de geração em geração nas famílias palmelenses, está intimamente ligada à vivência das gentes da vila e à devoção a Santo Amaro.
No início do ano, a população confeccionava fogaças com formas diversas, desde os animais domésticos à fruta produzida nos pomares da região, passando por membros e órgãos do corpo humano, com o propósito de pedir saúde e protecção das colheitas e animais.
Estas fogaças eram, depois, cozidas nos fornos comunitários da vila e a 15 de Janeiro, Dia de Santo Amaro, eram levadas à Igreja de S. Pedro para a tradicional Bênção das Fogaças. Um ritual que acontece todos os anos.
Surpreendente em pratos principais ou realçada, na sua doçura, em sobremesas requintadas, a Fogaça de Palmela" mostra-se versátil e é presença incontornável nas mesas do concelho, em particular, nos momentos festivos, acompanhada de um cálice de Moscatel", realça a Câmara de Palmela.

Arroz Carolino do Sado é o "novo sabor" em 2020
O calendário de 2020 abre já em Janeiro com uma programação especial dedicada à Fogaça de Palmela. Os Fins de Semana Gastronómicos temáticos são já uma imagem de marca do “Palmela - Experiências com Sabor!”.
Ao longo deste ano, saboreie os melhores produtos que Palmela tem para oferecer. O calendário de 2020 do programa de promoção gastronómica “Palmela - Experiências com Sabor!” continua a divulgar os produtos locais de qualidade, este ano com uma novidade: os Fins de Semana Gastronómicos do Arroz Carolino do Sado, no mês do Natal.
Ao longo do ano, vão destacar produtos como a Fogaça de Palmela, o Queijo de Ovelha, a Sopa Caramela, a Fruta e o Vinho de Palmela, o Coelho à Moda de Palmela, o Moscatel de Setúbal e, este ano pela primeira vez, o Arroz Carolino do Sado.
Os Concursos de Sopa Caramela e de Doçaria de Palmela completam o conjunto de iniciativas a decorrer ao longo do ano.
O “Palmela - Experiências com Sabor!” foi lançado em 2010 pela Câmara de Palmela e pela Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, com o objetivo de "promover a notoriedade da marca turística Palmela como território associado à gastronomia, aos produtos locais de qualidade e às boas experiências que proporciona a quem o visita", explica a Câmara.
O programa aposta no trabalho de parceria com os agentes económicos do setor da restauração. Os eventos de promoção gastronómica realizados já resultaram, por exemplo, na criação de algumas centenas de sugestões, que são incluídas nas ementas regulares dos estabelecimentos aderentes.


Calendário 2020 do Palmela - Experiências com Sabor!

Especial Fogaça de Palmela 
17 a 19 e 24 a 26 de Janeiro | Estabelecimentos aderentes
Fins de Semana Gastronómicos da Fogaça de Palmela
25 de Janeiro | 10h00 | Casa Mãe da Rota de Vinhos, Palmela
Workshop de Fogaça de Palmela

14 a 16 e 21 a 23 de Fevereiro | Estabelecimentos aderentes
Fins de Semana Gastronómicos dos Enamorados

27 a 29 Março e 3 a 5 de Abril | Estabelecimentos aderentes
Fins de Semana Gastronómicos do Queijo de Ovelha

1 a 3 e 8 a 10 de Maio | Estabelecimentos aderentes
Fins de Semana Gastronómicos da Sopa Caramela

3 de Maio
Concurso de Sopa Caramela

12 a 14 e 19 a 21 de Junho | Estabelecimentos aderentes
Fins de Semana Gastronómicos do Petisco

17 a 19 e 24 a 26 de Julho | Estabelecimentos aderentes
Fins de Semana Gastronómicos da Fruta de Palmela

28 a 30 de Agosto e 4 a 6 de Setembro | Estabelecimentos aderentes
Fins de Semana Gastronómicos do Vinho de Palmela

2 a 4 e 9 a 11 de Outubro | Estabelecimentos aderentes
Fins de Semana Gastronómicos do Coelho à Moda de Palmela

6 a 8 e 13 a 15 de Novembro | Estabelecimentos aderentes
Fins de Semana Gastronómicos do Moscatel de Setúbal

8 de Novembro
Concurso de Doçaria de Palmela
4 a 6 e 11 a 13 de Dezembro | Estabelecimentos aderentes
Fins de Semana Gastronómicos do Arroz Carolino do Sado

Comentários