Freguesia de São Francisco festejou 35.º aniversário

Freguesia homenageia camponeses em dia de aniversário

O executivo municipal da Câmara de Alcochete participou nas comemorações do 35.º aniversário da Freguesia de São Francisco, que decorreu no dia 26 de Janeiro, em que foi inaugurada a requalificação de uma rotunda e realizada uma sessão solene em que foi homenageado António José Silva Soares. Na sua intervenção, o presidente da Câmara de Alcochete enalteceu a população de São Francisco: “tudo aquilo que esta humilde e honrada gente tem vindo a conseguir ao longo dos tempos, incluindo a classificação de freguesia há precisamente 35 anos atrás, é a demonstração inequívoca de uma vontade férrea e de um espírito de união, que o tempo demonstrou ser decisivo nos objetivos a que se propuseram e nas conquistas entretanto alcançadas”, disse Fernando Pinto.
São Francisco homenageia camponeses 

“São Francisco continua a sonhar e a lutar, todos os dias, em todos os momentos, procurando ultrapassar dificuldades e constrangimentos vários. Partilho do vosso sonho e da vossa luta. Não sou só eu, mas todo o executivo municipal que tenho a honra e o privilégio de liderar”, acrescentou o autarca.
Fernando Pinto destacou que “a boa articulação entre as duas autarquias é visível na qualidade do serviço prestado à população e nos investimentos realizados e previstos” e considerou ser um motivo de orgulho ter sido este Executivo Municipal a devolver à Junta de Freguesia de São Francisco o edifício do antigo posto médico que “por esquecimento, desconhecimento ou falta de vontade continuava a pertencer à Câmara Municipal”.
“Comemoramos hoje 35 anos da freguesia de São Francisco, uma freguesia jovem, dinâmica, que não para e onde todos os dias fazemos acontecer”, disse o autarca, acrescentando que “numa freguesia com esta dispersão geográfica e urbanística, os desafios são maiores, mas tanto a Câmara Municipal como a Junta de Freguesia trabalham diariamente para responder com celeridade a todas as solicitações e garantir a todos a excelência do serviço público”.
Fernando Pinto lembrou as caraterísticas rurais da Freguesia de São Francisco e que por isso “foi com grande emoção que inaugurámos hoje um monumento que honra e homenageia os camponeses de São Francisco e permitirá perpetuar junto das gerações mais novas e dos novos residentes a história desta freguesia e o orgulho que sentimos nas suas origens”.
Sobre o homenageado na sessão solene, Fernando Pinto referiu-se a António José Soares como “um homem íntegro, amigo do seu amigo, verdadeiro defensor das mais genuínas tradições da sua terra, lutador, empenhado, determinado, que muitas das vezes prejudicou a sua própria vida em detrimento do interesse coletivo”. A sessão solene encerrou com a atuação dos artistas Sandra Pereira e Eduardo Espinho.

Agência de Notícias com Câmara de Alcochete 
www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários