Coletividades em festa no concelho do Montijo

Academia Musical União e Trabalho e Banda Democrática 2 de Janeiro inspiram cultura 

A Banda Democrática, no Montijo, comemorou 106 anos de existência, no dia 2 de Janeiro. Na sessão solene, na sede da coletividade, tomaram posse os membros da nova direção recentemente eleita e foram galardoados os sócios com 25 e 50 anos. Dias antes, a Academia Musical União e Trabalho de Sarilhos Grandes comemorou os seus "intensos" 121 anos. São duas das "mais importantes coletividades" que mostram diariamente que continuam ao serviço da cultura montijense.
AMUT completou 121 anos 

Maria Fernanda Fernandes, presidente da Assembleia Geral da Banda Democrática, realçou ser “uma honra ocupar esta função não só pelo significado que esta casa teve na defesa dos valores da democracia e da liberdade e o seu papel na comunidade o que por si só seria suficiente, mas também porque faz parte das minhas memórias de família, uma vez que o meu avó foi aqui músico”. 
O presidente da direção da Banda, António Carlos Ramos, fez um balanço do trabalho desenvolvido ao longo do ano de 2019, realçando as inúmeras parcerias que a coletividade mantém com diversas associações do concelho: “Estou certo que se inicia um novo ciclo. Todos os que tomaram posse são pessoas da comunidade com percursos de áreas diferentes, mas notáveis, com experiência e ao mesmo tempo temos gente jovem. Estou certo que vamos fazer mais e melhor”.
O presidente da Câmara do Montijo Nuno Canta encerrou as intervenções deixando uma palavra de estímulo à direção “para que continuem este grande projeto e deem continuidade ao legado cultural e associativo que tanto nos orgulha”. 

AMUT com 121 anos em Sarilhos Grandes 
A 18 de Dezembro de 1898 era fundada a Academia Musical União e Trabalho de Sarilhos Grandes. 121 anos depois, na sessão solene realizada ontem, 18 de Dezembro, a AMUT, como é conhecida a associação, mostrou que continua ao serviço da cultura montijense.
Em dia de aniversário, o concerto da Banda da AMUT foi o ponto alto de uma noite onde a nota dominante dos discursos oficiais foi o papel preponderante da coletividade na promoção da música e da cultura junto da comunidade.
“A Academia Musical União e Trabalho é um pilar da nossa cultura. Tem tido um papel muito importante no meio onde está inserida, funcionando como um elemento aglutinador de vontades da comunidade, mantendo vivo o nosso movimento associativo”, disse o presidente da Junta de Freguesia de Sarilhos Grandes, Fernando Machado.
Também o presidente da Câmara do Montijo, falou de uma associação que “engrandece o Montijo. Neste aniversário quero, por isso, homenagear todos os músicos, o maestro, os dirigentes e associados da Academia Musical União e Trabalho que, todos os dias, com dedicação e empenho, constroem esta associação”, sublinhou Nuno Canta.
O autarca salientou, ainda, o respeito e apoio à associação, revelando que a câmara ofertou como prenda de aniversário um novo clarinete, novas estantes para pautas e os fardamentos da Banda Académica da coletividade.
Este e outros apoios foram ressalvados também pelo presidente da direção da Academia Musical União e Trabalho, Carlos Alcaide, que falou do “fortalecimento da relação com a câmara e com a junta. Somos uma instituição de referência no concelho, apostando num ensino musical de excelência, assente no empenho e motivação dos nossos alunos e músicos”.
Aos discursos oficiais, seguiu-se um excelente concerto pela Banda da AMUT, muito aplaudido pelo público que encheu o Salão da Academia Musical União e Trabalho de Sarilhos Grandes.

Agência de Notícias com Câmara do Montijo 
www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários