Balcão da Inclusão vai abrir na Moita quinta-feira

Novo serviço será ponto de apoio a utentes com deficiência e incapacidade

O Balcão da Inclusão da Moita vai ser inaugurado na quinta-feira, dia 9 de Janeiro, às 10h30. Este serviço, cujo atendimento estará disponível no Balcão do Munícipe, na Moita (edifício da Câmara Municipal), é "dirigido a pessoas com deficiência, bem como a familiares e técnicos que os acompanham", diz a autarquia da Moita em comunicado enviado à ADN-Agência de Notícias. A criação deste Balcão enquadra-se no Plano de Desenvolvimento Social do concelho da Moita 2016/2020, que tem como objetivo a promoção do aumento da cobertura das respostas sociais. 
Novo balcão vai abrir no edifício da câmara 

O Balcão da Inclusão, explica a Câmara da Moita, "visa proporcionar um atendimento especializado que disponibilize informação adequada para o exercício da cidadania e o acesso aos direitos e deveres cívicos das pessoas com deficiência, contribuindo desta forma para a igualdade de oportunidades e melhoria das condições destes cidadãos, familiares e técnicos".
A abertura do Balcão da Inclusão surge na sequência de um protocolo de cooperação estabelecido entre o Município da Moita e o Instituto Nacional de Reabilitação.
A inauguração contará com a presença do presidente da Câmara da Moita, Rui Garcia, e do Presidente do Instituto Nacional de Reabilitação, Humberto Simões dos Santos.
O atendimento do Balcão da Inclusão funcionará às sextas-feiras, das nove ao meio-dia e das 14 às 17 horas.
Os contactos para marcação podem ser efetuados através do T: 210891000 ou email div.assuntos.sociais@mail.cm-moita.pt.

Protocolo aprovado em Setembro 
A Câmara Municipal da Moita, aprovou, por unanimidade, em Setembro, a celebração do Protocolo de Cooperação entre o município e o Instituto Nacional para a Reabilitação, para Implementação do Balcão da Inclusão no concelho da Moita.
A criação deste Balcão enquadra-se no Plano de Desenvolvimento Social do concelho da Moita 2016/2020, que tem como objetivo "a promoção do aumento da cobertura das respostas sociais", explicou na altura a autarquia. 
Os Balcões da Inclusão têm como função prestar, às pessoas com deficiência ou incapacidade, atendimento especializado no âmbito desta temática, que inclui informação global e integrada sobre os seus direitos, benefícios e recursos existentes, designadamente prestações e respostas sociais, emprego e formação profissional, produtos de apoio, ajudas técnicas, benefícios fiscais, acessibilidades e transportes, intervenção precoce e educação, apoiando-as na procura das soluções mais adequadas à sua situação concreta.

Agência de Notícias com Câmara da Moita
www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários