80 mil pessoas viveram a festa de Natal de Setúbal

"Viveu-se o Natal na cidade com uma festa muito bonita" 

Cerca de 80 mil pessoas passaram pelas diversas atividades do Setúbal Christmas Fest, evento que animou a cidade durante mais de quarenta dias e encerrou oficialmente no dia 5 de Janeiro com uma festa realizada no Parque do Bonfim. “Viveu-se o Natal em Setúbal com uma festa muito bonita, que foi, mais uma vez, um sucesso. Foi tudo muito bom e já não conseguirmos deixar de pensar como será a próxima edição”, sublinhou a vereadora Eugénia Silveira na festa de encerramento que se realizou na Confraria do Bonfim. O Setúbal Christmas Fest, organizado pela Câmara Municipal, com diversos apoios, proporcionou um conjunto de iniciativas com o objetivo de tornar as celebrações natalícias em Setúbal numa referência nacional e contribuir para a revitalização do centro histórico e do comércio tradicional.
20 mil passaram pelos Paços do Concelho 

O programa, repartido entre a Baixa, o Parque do Bonfim e o Largo José Afonso, incluiu um Mercado de Natal, com venda de artesanato e produtos de gastronomia na Praça de Bocage, passeios de comboio, uma árvore de Natal gigante, pista de gelo, feira popular, concertos e iluminações por toda a cidade.
Além dos diversos apontamentos musicais que decorreram na Praça de Bocage, houve animações itinerantes pelas ruas da Baixa, em Dezembro, entre as quais a Fábrica de Brinquedos do Pai Natal no Largo da Misericórdia.
Uma das principais atrações do programa foi a iniciativa Paços do Concelho de Portas Abertas ao Natal que, entre os dias 23 de Novembro e 5 de Janeiro, contou com vinte mil visitantes atraídos pelas decorações natalícias da autoria do designer João Maria.
O edifício municipal esteve aberto a visitas todos os dias, sendo que o primeiro dia do evento, 23 de Novembro, foi o mais concorrido com 5100 visitantes registados.
Outro atrativo do Setúbal Christmas Fest foi o Natal no Parque, feira de diversões e espetáculos localizada no Bonfim, onde funcionou uma pista de gelo, um circuito de arborismo, uma torre multiatividades, insufláveis, um carrossel, quickjump e air bungee. bem como pinturas faciais.
O Natal no Parque incluiu outros aliciantes, como a Casa do Pai Natal, espetáculos de teatro e pinturas faciais.
Noutro local da cidade, no Largo José Afonso, a Feira Popular de Natal, uma das novidades na edição 2019 do Setúbal Christmas Fest, ofereceu diversões para toda a família e espaços de refeição.
O programa do certame natalício reservou outra novidade, um comboio de Natal que percorreu um circuito, com início e fim na Casa da Baía e no Parque do Bonfim, por onde se podiam apreciar algumas das iluminações natalícias da cidade.
Para a embaixadora do Setúbal Christmas Fest, a apresentadora de televisão Maya, esta edição superou a do ano anterior, uma vez que “houve novidades e melhorias no programa, o que captou a participação de mais pessoas, com destaque para o Fim de Ano, que contou com 50 mil pessoas nas ruas, o que é um feito absolutamente notável”.
Maya sublinha que o certame que comemora a época natalícia mostra uma faceta da cidade que leva as pessoas a olharem para Setúbal com outros olhos.
“As pessoas percebem que esta é uma cidade confortável, um espaço onde se sentem bem. Antes Setúbal era mais conhecida pela comida e hoje é também conhecida por todo o ambiente, pela hospitalidade e pela forma afável como se fazem as coisas. É cada vez mais um destino que as pessoas escolhem”.
Uma árvore de Natal gigante com 34 metros de altura, uma das maiores do país, instalada na placa central da Avenida Luísa Todi, e iluminações alusiva à quadra em diversos pontos da cidade, foram outros aliciantes do Setúbal Christmas Fest.
A árvore, iniciativa da empresa SKEP dirigida por Constantino Modesto, levou uma semana a instalar e começa a ser desmontada amanhã, numa tarefa que deverá estar terminada na sexta-feira.
Para Constantino Modesto, o objetivo desta iniciativa é “proporcionar algo que fica na memória das pessoas” e a comprová-lo está o facto de, sublinha, a árvore Natal sadina ser “o monumento mais fotografado de Setúbal” nesta altura do ano.
O Cantar das Janeiras, marcado para segunda-feira ao fim da tarde, nos Paços do Concelho, com interpretações do Coro do Município de Setúbal Afina Setúbal e dos grupos corais alentejanos Os Amigos do Independente e Os Amigos dos Sadinos, de participação gratuita, encerra a edição 2019 do Setúbal Christmas Fest.
O programa organizado pela autarquia setubalense conta com a parceria da Azimute Radical e da Associação Baía de Setúbal e os apoios do comércio local, do Grupo SKEP, da Transportes Luísa Tody, da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, da Santogal, do Alegro, da Universidade Sénior de Setúbal, da Sociedade Musical Capricho Setubalense e da ACTAS.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 
www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários