10 anos de “Palmela, Cidade do Vinho” com Peça Evocativa

“A vila é como o Vinho. Fica melhor com o tempo”

A Câmara de Palmela inaugura, a 11 de Janeiro, às 16 horas, a Peça Escultórica Evocativa do 10.º Aniversário de “Palmela, Cidade do Vinho 2009”. Instalada na intersecção da Avenida da Liberdade com a Estrada Nacional 379, em Palmela, a peça é um trabalho artístico da autoria do designer Paulo Curto e recria o logótipo de “Palmela, Cidade do Vinho 2009”.
Cidade do vinho já foi lembrado nas festas das vindimas 

Após a inauguração, os participantes serão conduzidos, ao som dos FunParra, até à Casa Mãe da Rota dos Vinhos, para fazer um brinde a “Palmela, Cidade do Vinho 2009”, precedido das intervenções do representante da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho e do presidente da Câmara, Álvaro Amaro.
Esta importante distinção foi atribuída pela Associação dos Municípios Portugueses do Vinho, na sequência de uma candidatura aberta à participação dos 80 municípios associados. "A diversidade de eventos anuais dedicados à cultura do vinho, as parcerias estabelecidas e a relação estreita entre o município, o movimento associativo e os produtores vitivinícolas foram determinantes para a escolha unânime de Palmela como Cidade do Vinho para 2009", sublinha a Câmara de Palmela.
A autarquia "encontrou nesta distinção mais uma forma de promover o trabalho desenvolvido, anualmente, com vários parceiros, em prol da atividade vitivinícola do concelho. Ao longo do ano, decorreu um vasto programa de eventos, como cursos e provas de vinhos, exposições, passeios, a celebração do aniversário da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho e a eleição da Rainha das Vindimas de Portugal em Palmela, a par do calendário anual de eventos, que contou com novidades como o Festival do Moscatel e a celebração do Dia Europeu do Enoturismo", sublinha a autarquia.
Este título ainda hoje é importante. "São, igualmente, prestigiantes e aliciantes, pela responsabilidade acrescida e pelas potencialidades do trabalho em rede, os cargos que assumimos na direção da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho e na vice-presidência da Rede Europeia das Cidades do Vinho", lembra Álvaro Amaro.

Palmela, terra mãe de vinhos 
Ocupando uma área de 465 km2, aproximadamente, o concelho de Palmela expande-se numa geomorfologia muito particular que se plasma na diversidade das quatro freguesias sinalizadas por um terreno singular que, enquanto produto social em contínua transformação, se representa nas diferentes marcas culturais e centros de produção (da pisa às adegas), corolário do desenvolvimento do setor produtivo agroindustrial e das modernas arquiteturas do vinho.
Integrada na quarta Região Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, Palmela orgulha-se da sua estrutura agrária documentada desde os forais e que, na geografia de finais de Oitocentos, assinala 'a imensa propriedade com o maior vinhedo do mundo' [em Rio Frio] e, em meados dos anos trinta do século passado, a mais moderna tecnologia de vinificação, atestando, na fileira do vinho, os produtos singulares de excelência, premiados no panorama da vinificação nacional e europeia.
Cultura em expansão, que domina a maior área vitícola por concelho com mais de seis mil hectares, conta com uma população que sempre viveu subsidiariamente desse trabalho e cuja espessura dinâmica forjou e se representa no programa de criação da Festa das Vindimas, na vila de Palmela no final de Agosto e início de Setembro.
Legado ancestral que alinha Memória e Identidades, o património milenar da cultura da vinha e do vinho assume uma centralidade na longa duração da história do concelho, presidindo, no Programa do Museu Municipal, ao estudo e identificação das unidades de produção agrícola e cartografia das Adegas, e no levantamento e registo das marcas e memória empresarial, conjuntamente às ações de divulgação e educação patrimonial, todas, expressão de valor na escrita da paisagem cultural.

Agência de Notícias
www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários