Dá um Gosto ao ADN

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Unidade de Saúde Familiar de Pinhal Novo sul já funciona

Município investiu para ver concretizada responsabilidade da Administração Central

Entrou em funcionamento semana passada, a tão aguardada Unidade de Saúde Familiar Pinhal Saúde, na zona sul de Pinhal Novo. De acordo com a informação facultada pelo Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida, este equipamento de saúde está preparado para servir 10 mil 904 utentes da freguesia de Pinhal Novo e funciona de segunda a sexta-feira, entre as oito da manhã e as oito da noite. A equipa é coordenada pela médica especialista em medicina geral e familiar Ana Mafalda Cunha e conta com seis médicos, seis enfermeiros, quatro assistentes técnicos e um assistente operacional. A inauguração oficial deve acontecer ainda durante este ano. 
Equipamento era reivindicado há duas décadas 

O edifício, localizado na Rua Manuel Veríssimo da Silva, está dimensionado para cerca de 15 mil e 200 utentes e dispõe de doze gabinetes de consulta, três de enfermagem e duas salas de tratamento, entre outras instalações.
A abertura desta nova Unidade de Saúde Familiar responde a "uma necessidade e a um anseio antigo, com mais de 20 anos, da população do maior aglomerado urbano do Concelho de Palmela", diz a autarquia em nota de imprensa. 
A construção esteve inscrita pela primeira vez no antigo PIDDAC (Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central) em 2002, ano em que o município de Palmela aprovou a desafetação do domínio público da parcela de terreno que viria a ser cedida para a instalação deste equipamento. 
"No entanto, não veio a concretizar-se nem nesse ano nem nos seguintes, apesar de terem sido conhecidos vários projetos e de a obra ter sido inscrita em PIDDAC por diversas vezes, sem seguimento", relembra a autarquia.

As lutas da população e dos autarcas 
A sociedade civil e as autarquias desdobraram-se em iniciativas políticas, entre moções, manifestações, reuniões e vigílias, no sentido de sensibilizar e reivindicar respostas urgentes para as graves necessidades das populações, face à insuficiência de instalações em Pinhal Novo, ao aumento demográfico registado na freguesia e à falta de médicos de família. 
"Indo muito além das suas competências, o município de Palmela disponibilizou-se para fazer parte da solução, no sentido de viabilizar rapidamente a construção da infraestrutura. O compromisso foi firmado oficialmente a 31 de Maio de 2016, com a assinatura do Contrato-Programa com o Ministério da Saúde e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo para Instalação da Unidade de Saúde de Pinhal Novo", sublinha a autarquia.
A Câmara de Palmela produziu e viu aprovada a candidatura para cofinanciamento em "50 por cento pelo FEDER, no âmbito do Portugal 2020 (empreitada no valor de um milhão 251 mil 893 euros), pagou o projeto (no valor de 30.750 euros), desenvolveu todos os procedimentos com vista à construção, acompanhou e fiscalizou a obra, assegurou a ligação das infraestruturas e assume a conservação dos espaços exteriores", diz o mesmo documento.
Com a nova Unidade de Saúde Familiar já a funcionar e ao serviço da população, aguarda-se o agendamento da inauguração oficial por parte do Ministério da Saúde e da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. O que deve acontecer ainda este mês. 
A vila conta agora com dois equipamentos de saúde. Na zona norte, o centro de Saúde na Rua Zeca Afonso e a sul, na zona da Quinta do Pinheiro,  na rua Manuel Veríssimo da Silva [um dos primeiros médicos da vila], a nova Unidade de Saúde Familiar.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 
www.adn-agenciadenoticias.com

0 comentários:

Enviar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010