Dá um Gosto ao ADN

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Mercado de Natal Amigo da Terra arranca hoje em Almada

Oficinas, gastronomia, música e animação até 22 de Dezembro 

O Mercado de Natal Amigo da Terra, o primeiro mercado de Natal sustentável do país, cresceu, ocupando o centro da cidade de Almada durante 12 dias. A inauguração é já esta quarta-feira às 17 horas, na Oficina da Cultura e na Praça S. João Baptista. O evento acontece de 11 a 22 de Dezembro e recebe uma seleção de quase 100 artesãos e marcas de todo o país, com presentes de Natal mais sustentáveis e solidários. "Há propostas de prendas a partir de um euro, algumas produzidas por utentes de oito instituições particulares de solidariedade social do concelho presentes", garante a Câmara de Almada. Em paralelo, há um vasto programa de oficinas, espetáculos, showcookings e animação para toda a família. A entrada é livre.
Mercado sustentável em Almada até 22 deste mês 

Em 2019, o Mercado de Natal Amigo da Terra cresceu. Pela primeira vez num período mais alargado, até 22 de Dezembro, este mercado volta a reunir, no centro de Almada, uma seleção de artesãos e marcas de todo o país.
No Mercado de Natal Amigo da Terra participam artesãos, marcas, produtores e criativos de todo o país, bem como várias instituições de solidariedade do concelho.
Ao longo de 12 dias há muito para ver, fazer e provar neste Mercado de Natal. "Para participar, há mais de seis dezenas eco oficinas gratuitas onde pode experimentar e aprender a construir os seus próprios presentes e decorações de Natal, dando vida nova a materiais que iriam acabar no lixo, ou utilizando materiais naturais. Não é necessária inscrição prévia. Basta aparecer", diz a autarquia de Almada.
Para comer, há sugestões natalícias vegetarianas, até produtos e doçaria regionais, passando por vinho quente e pão acabado de fazer. Aproveite, ainda, as aulas de cozinha que acontecem na Tenda Cook, instalada na Praça S. João Baptista.
Para ver e ouvir, há bandas e DJ a animar o evento em atuações intimistas, além de peças de teatro, marionetes e animação de rua para todas as idades que fazem, também, parte do programa a descobrir.

Ciclo asseio solidário e aposta na "pegada ecológica" 
Em paralelo, decorre um vasto programa com mais de 150 atividades, totalmente gratuitas, entre oficinas,espetáculos, showcookings, tasquinhas, animação, eco-conversas, a decorrer em diferentes espaços – Tenda Planeta, Tenda Sabores, Palco Terra e Palco Floresta de Natal.
Destaque também para o ciclo passeio solidário Dois Pedais Mais Natais, no sábado, dia 21 de Dezembro. Esperam-se muitos ciclistas vestidos com cores e acessórios de Natal, cada um com a sua contribuição para a Refood (bens alimentares não-perecíveis), a distribuir pelas famílias carenciadas do concelho.
Com o propósito de "mudar hábitos" será possível, nas "oficinas, construir as próprias prendas e decorações de Natal, dando vida nova a materiais que iriam acabar no lixo. Nos showcookings, o desafio é aprender receitas saudáveis e sustentáveis para a ceia de Natal, mas também para os restantes dias do ano", explica a autarquia.
A Agência Municipal de Energia de Almada traz pela primeira vez o 'Carrega a Pedal'. Quem estiver com o seu telemóvel com falta de bateria basta pedalar e com a energia do movimento, está feito.
E porque o Mercado de Natal Amigo da Terra está empenhado em ser um evento com "menor pegada ecológica e carbónica", a iluminação é de baixo consumo. "Existe recolha seletiva, inclusive para orgânicos, as embalagens de plástico descartáveis são substituídas por embalagens degradáveis e de origem vegetal, e as bebidas são servidas em copos reutilizáveis", de acordo com a Câmara de Almada. 
No final, os materiais de decoração utilizados que não puderem ser reaproveitados são recolhidos por quem os queira reutilizar, com o apoio da Circular Economy Portugal.

Notícias relacionadas: Almada quer viver o Natal mais feliz do distrito
Agência de Notícias com Câmara de Almada 
www.adn-agenciadenoticias.com

0 comentários:

Enviar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010