Montijo reforça apoio aos bombeiros do concelho

Autarquia transfere para os bombeiros do concelho mais de 230 mil euros por ano 

Na reunião da Câmara do Montijo, foram aprovados, por unanimidade, novos protocolos com as associações humanitárias de bombeiros voluntários do concelho, que fortalecem os meios financeiros necessários ao desempenho destes agentes de proteção civil. Ao todo a autarquia investe 155 mil euros ano nos Bombeiros do Montijo e 76 mil euros com a corporação de Canha.   Com estes protocolos, a Câmara do Montijo "reforça o seu papel no apoio aos agentes de proteção civil, na convicção que as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários do Montijo e de Canha desempenham uma importante ação de responsabilidade social, mantendo um corpo de bombeiros ativo, com responsabilidade de prestação de diversos serviços, no âmbito da proteção civil, da segurança, da saúde e do socorro às populações", diz a autarquia em comunicado. 
Montijo reforça apoio aos bombeiros 

Decorridos que são quatro anos da vigência e monitorização dos protocolos iniciais, tanto o município como as associações de bombeiros consideraram necessário proceder a uma revisão dos mesmos, para ir ao encontro das novas competências municipais nesta matéria, reforçando-se com isso o dispositivo concelhio de proteção civil.
Assim, o município passará a atribuir uma verba anual de 155 mil euros à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Montijo, valor no qual está incluído o montante de quatro mil euros destinado a suportar o encargo com a substituição dos elementos da Equipa de Intervenção Permanente, no respetivo gozo anual de férias. O valor anterior era de 111 mil e 700 euros.
Neste valor global está, ainda, abrangido o pagamento de 75 por cento dos custos de eletricidade das instalações do quartel dos Bombeiros do Montijo, assim como o pagamento do serviço de nadador-salvador que a corporação presta na Piscina Municipal do Montijo.
Quanto à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Canha, o novo protocolo consubstancia-se numa verba global anual de 76 mil euros, no qual estão também incluídos quatro mil euros referentes à substituição dos elementos da Equipa de Intervenção Permanente. Também neste protocolo é assegurado o pagamento de 75 por cento dos custos de eletricidade das instalações dos Bombeiros Voluntários de Canha.
Recorda-se que, em Maio de 2017, o protocolo entre o município e a associação já tinha sido alvo de uma adenda, que atualizou o montante anual de 30 mil para 60 mil euros.

Bombeiros do Montijo e de Canha com 10 homens em prevenção permanente
Já em Abril a autarquia aprovou, por unanimidade, os protocolos de colaboração entre o município do Montijo, a Autoridade Nacional de Proteção Civil e as duas associações humanitárias de bombeiros voluntários do concelho para a criação de Equipas de Intervenção Permanente destinadas ao socorro das populações. 
Os protocolos traduzem as condições de contratação, funcionamento e manutenção destas equipas. Serão criadas duas Equipas de Intervenção Permanente, uma na corporação dos Bombeiros Voluntários do Montijo e outra nos Bombeiros Voluntários de Canha, cada uma delas com cinco bombeiros. O investimento da autarquia é cerca de 50 mil euros. 
"As Equipas de Intervenção Permanente têm a missão de assegurar o socorro às populações em caso de incêndios, inundações, desabamentos, abalroamentos e em todos os acidentes ou catástrofes. A sua existência está consagrada na legislação em vigor, indo ao encontro do programa do atual Governo que contempla medidas de valorização e reforço da profissionalização das corporações de bombeiros, procurando melhorar a eficiência do dispositivo de proteção civil", explicou na altura a Câmara do Montijo em comunicado.
No quadro das suas competências em matéria de proteção civil, este apoio e a criação das Equipas de Intervenção Permanentes são "mais duas medidas que se enquadram nas políticas municipais praticadas nos últimos anos, que têm procurado contribuir para o reforço das duas corporações de bombeiros do concelho, dotando-as de mais e melhores meios para um desempenho eficaz das suas funções de segurança, proteção e socorro da população", realça a autarquia do Montijo.

Agência de Notícias com Câmara do Montijo

Comentários