Seixal investe 150 mil euros na ampliação de centro de animais

Requalificação permite ao município recolher cerca de 200 cães 

A Câmara do Seixal investiu 150 mil euros na requalificação e ampliação do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do concelho, o qual é reinaugurado esta sexta-feira, informou a autarquia. A intervenção permite ao centro acolher agora 150 a 200 canídeos, o dobro da capacidade anterior, e melhorar as condições e conforto das boxes. A autarquia sublinhou que os animais não serão abatidos. 
Animais abandonados ganham nova casa 

Com esta obra são reforçadas as condições para o alojamento de canídeos em boxes individuais e duplas, providas de área suficiente e dignas para os animais em termos de abastecimento de água, higiene, iluminação (natural e artificial), ventilação, conforto térmico e acústico, bem como de sistema de alarme contra incêndios”, adiantou o município, em comunicado.
A intervenção contemplou, assim, a criação de mais 70 boxes, fazendo com que o centro animal tenha agora “mais do dobro da capacidade, podendo alojar entre 150 a 200 canídeos”, segundo a Câmara do Seixal.
Foi em 1992 que foi criado o primeiro canil municipal neste concelho, o qual passou a gatil em 2003, tendo a capacidade de alojar 60 cães e 12 gatos. Já em 2017, foi licenciado pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) como Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Seixal, o qual será reinaugurado esta sexta-feira, a partir das 9h30.
Na nota enviada, câmara municipal realçou que “os animais recolhidos não são abatidos”, uma lei municipal aprovada em 2016, que incentiva à “adoção responsável”.

Agência de Notícias com Lusa 

Comentários