Palmela comemora dia do concelho este sábado

Autarquia homenageia mais de 50 entidades, personalidades e trabalhadores do município

A Medalha Municipal de Mérito (nos Graus Ouro, Prata e Cobre) vai, este ano, ser atribuída a cinco dezenas de entidades e personalidades que contribuíram para o desenvolvimento e notoriedade do concelho de Palmela, em diversas áreas. A tradicional Cerimónia de Atribuição de Condecorações Municipais realiza-se a 1 de Junho, às 15 horas, no Cineteatro S. João, em Palmela, integrada nas Comemorações do Dia do Concelho.  A autarquia entrega ainda quatro medalhas de dedicação a funcionários municipais. Esta noite, no mesmo local, pelas 21h30, o Concerto Solene “Palmela Conquista”, dá início às Comemorações do Dia do Concelho que se comemora este sábado.  
Dia do Concelho comemorado a 1 de Junho 

O Concerto Solene “Palmela Conquista”, agendado para esta sexta-feira, às 21h30, no Cineteatro S. João, em Palmela, dá início às Comemorações do Dia do Concelho que se comemora a 1 de Junho.
O espetáculo comemorativo foi concebido e é dirigido pelo Maestro Jorge Salgueiro e vai contar com a participação de quatro solistas, da Orquestra Sinfónica e do Coro Sinfónico Lisboa Cantat. A entrada é gratuita, mediante levantamento de bilhete.
Organizado pela Câmara de Palmela, o concerto integra o “Palmela é Música”, processo de candidatura de Palmela à Rede de Cidades Criativas da Unesco, na área da Música.
A cerimónia maior está marcada para sábado à tarde, a partir das 15 horas, onde dezenas de personalidades do concelho - e não só - irão receber as diferentes categorias das medalhas de mérito municipal. 
Em 2019, assinalam-se os 30 anos da realização, em Palmela, dos Encontros sobre Ordens Militares. É também o ano em que o Município de Palmela formaliza a sua candidatura “Palmela é Música” à Rede de Cidades Criativas da Unesco. Assim, para além dos cidadãos que se destacaram em áreas específicas (Desporto, Associativismo, Cidadania), vai ser distinguido um conjunto de académicos que contribuíram decisivamente para a realização e divulgação dos Encontros sobre Ordens Militares e de personalidades que, através do seu trabalho diário, no ensino musical ou na criação artística, reafirmam a identidade cultural de Palmela. A autarquia entrega ainda quatro medalhas de mérito a funcionários municipais.
Assim, a autarquia vai distinguir, da área do Património, 11 académicos com a Medalha Municipal de Mérito grau ouro e seis grau prata. Na área da Cidadania e Solidariedade as medalhas de grau ouro irão distinguir Alice Mercedes Salvador, Joaquim Martins Sousa (a título póstumo), Margarida Vieira e Miguel Simas.
O futebolista José Carlos Camolas, que faleceu recentemente, será distinguido com a medalha grau ouro na área do Desporto-Carreira, a que se junta Armando Costa e Silva. Na área do Associativismo e Cidadania, a medalha municipal de mérito grau ouro, irá distinguir Francisco Cardoso Reisinho e João Luís Oliveira e Silva.
A medalha grau ouro da Cultura – Palmela é Música distinguirá os maestros Carlos Teixeira de Oliveira, Carlos Cardoso, Isidoro de Matos, Jacinto Montezo, José Edurado Ferreira, João Paulo Quintalo e João Pedro Silva, assim como a maestrina Maria Cândida Borges.
A Comissão Municipal de Condecorações apresentou ainda a proposta para a atribuição de 14 medalhas de mérito grau prata, seis na área do Património, duas no Desporto [onde se destaca as atletas Beatriz Bastos e Beatriz Sanheiro], cinco na Cultura e uma na Economia e Comércio Local.
Há ainda nove medalhas grau bronze, onde será distinguida a equipa de Iniciados do Pinhalnovense, que ascendeu ao campeonato nacional e oito atletas de diversas modalidades desportivas com destaque para Davide Inácio, campeão de BTT do Clube da Volta da Pedra.

Trabalhadores municipais também recebem medalhas de dedicação 

Cerca de sete dezenas de trabalhadores municipais vão ser distinguidos durante a Cerimónia de Atribuição de Condecorações Municipais.
A Medalha Municipal de Dedicação destina-se a "galardoar os trabalhadores que, no cumprimento dos seus deveres, se tenham distinguido exemplarmente, pelo zelo, competência, decisão, espírito de iniciativa e dedicação", refere a Câmara de Palmela em nota enviava à ADN-Agência de Notícias. 
Para a medalha de dedicação municipal grau ouro foram escolhidas as trabalhadoras Dina Isabel Costa Horta, Joana Isabel Ferreira Monteiro e Rita Maria Marques Crespo e o trabalhador Paulo Alexandre Guerreiro. O presidente da autarquia sublinhou que a entrega das medalhas a estes quatro trabalhadores tem por base o “reconhecimento público pelo esforço e valor profissional, pela inovação e criatividade, e pelos resultados objetivos e consistentes do seu trabalho contribuem para o desenvolvimento e notoriedade do concelho” e que “são uma referência para a comunidade em geral”, referiu Álvaro Amaro durante a reunião do executivo, na Volta da Pedra, que aprovou, por unanimidade os nomes propostos 
Durante a cerimónia, vai ainda ser atribuída a Medalha Municipal de Serviço Prestado a 63 trabalhadores que, cumprindo 15 (Grau Cobre), 25 (Grau Prata) e 35 anos (Grau Ouro) de carreira, "tenham revelado, no exercício do seu cargo, assiduidade e comportamento exemplar". 

Comentários