8500 visitantes na Mostra de Vinhos em Fernando Pó

Fernão Pó Adega venceu concurso de vinhos de Palmela

A Mostra de Vinhos em Fernando Pó, que decorreu durante o fim de semana (dias 3, 4 e 5) aumentou, este ano, o número de visitantes, num total de 8.500, que tiveram a oportunidade de provar os melhores vinhos produzidos no concelho de Palmela e contactar com os produtores, em pleno meio rural, no coração da região vinícola da Península de Setúbal.
Melhor vinho do concelho é de Fernando Pó 

A prova de vinhos e o concurso para eleger os 10 Melhores Vinhos do Ano foram os pontos altos do certame. Dos 26 tintos e 14 brancos que estiveram à prova, a Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal elegeu a Fernão Pó Adega como vencedora, seguida da Casa Ermelinda Freitas, em 2.º lugar, que recebeu também o Prémio Escolha do Público, e de Marcolino Freitas & Filho, em 3.º lugar.
A 24.ª edição do certame, organizada pela Comissão Organizadora da Mostra de Vinhos em Fernando Pó, com o apoio da Câmara de Palmela, decorreu, pelo segundo ano, no renovado pavilhão da Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó, fruto de uma candidatura do Município ao Portugal 2020, no âmbito do projeto Centro Rural Vinum.
A Mostra realizou-se, este ano, uma semana mais cedo que o habitual e contou com a presença de 24 expositores, dos quais 12 são vitivinicultores, mas também de outros produtos regionais, como queijos, enchidos e doçaria.
Gastronomia regional, uma exposição de equipamentos relacionados com a vinha e um programa de animação que incluiu provas comentadas, Show Cooking, animação musical e também atividades de enoturismo, passeios pedestres e visitas a adegas foram outros atrativos, num fim de semana de bom tempo, que convidou a visitar Fernando Pó, terra mãe dos vinhos de Palmela.

Os 10 Melhores Vinhos do Ano
1.º - Fernão Pó Adega
2.º - Casa Ermelinda Freitas - Vinhos, Lda.
3.º - Marcolino Freitas & Filho, Lda.
4.º - Naciolindo António dos Santos Baeta
5.º - Fernando Santana Pereira Unipessoal, Lda.
6.º - Pedro Fernandes Monteiro (Edmundo)
7.º - JB Freitas, Vinhos, Lda. (José Bento da Silva Freitas)
8.º - Celestina & Gomes, Agropecuária, Lda.
9.º - Vinhos Althiag’o
10.º Sociedade Agrícola Ti Bento, Lda.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela

Comentários