BB Blues Fest na Baixa da Banheira começa hoje

O melhor do Blues mundial está no concelho da Moita até domingo 

O BB Blues Fest está de regresso à Baixa da Banheira. O maior evento de blues do país, que decorre a partir desta quinta-feira até domingo, promete ser a melhor de sempre do festival que já colocou a vila da Baixa da Banheira, na Moita no mapa para os amantes deste estilo musical em Portugal e na Europa. Esta oitava edição aposta uma vez mais na elevada qualidade do seu cartaz, apresentando os melhores nomes do blues português e internacional, numa simbiose perfeita que celebra as raízes deste género musical. Budda Power Blues e Kirk Fletcher, a 31 de Maio, e Kyla Brox e Nick Moss, a 1 de Junho, são os nomes principais do programa. No dia 2 de Junho, num registo mais descontraído, realiza-se o Blues Picnic no Parque José Afonso. O evento arranca esta noite na urbanização Vila Rosa, em Alhos Vedros, com a atuação de King Blues & Turbo Dog.

Nick Moss Band sobe ao palco no sábado 

Vão ser quatro dias com o melhor do blues nacional e estrangeiro, com a banda portuguesa mais reconhecida, a mais badalada do mundo na actualidade, duas estreias absolutas em Portugal de grandes nomes do panorama internacional e três nomeados para a ultima edição dos Blues Music Awards, dois dos quais vencedores na gala deste mês da Blues Foundation.
O concerto maior do BB Blues Fest deste ano é com a Nick Moss Band, que fecha a noite de sábado, 1 de Junho, em estreia absoluta em Portugal. A banda integra dois vencedores dos Blues Music Awards. No passado dia 9, Nick Moss foi aclamado como Tradicional Blues Male Artist enquanto Dennis Gruenling foi reconhecido como Best Instrumentalist - Harmónica.
O grupo de Nick Moss, que além do reconhecido guitarrista norte-americano, integra Dennis Gruenling, na harmónica e voz, e Rodrigo Mantovani, no baixo, é considerada a banda de blues do momento.
Dúlio Canário e Rui Guerreiro são a alma do BB Blues Fest e os fundadores da associação organizadora. Nunca trabalharam na área da música mas rapidamente ganharam o conhecimento necessário à gestão e promoção de um evento deste tipo. São amigos de escola que, ao reencontraram-se 20 anos depois, descobrem que tem em comum uma enorme paixão pelos Blues e decidem tentar realizar o sonho de organizar um festival em Portugal. 
Fizeram-no, na sua terra, a Baixa da Banheira, depois de terem garantido o apoio da Câmara da Moita, que acreditou no evento desde o início e que se mantém como parceiro, a par da União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira.
“Quando começámos havia talvez mais dois festivais de blues em Portugal, hoje há mais de 15 um pouco por todo o país e continuam a surgir mais. Conseguimos tornar o Blues mais público, mais visível”, disse em entrevista ao jornal Público, Dúlio Canário, satisfeito também com o impato local da iniciativa. “A Baixa da Banheira é hoje considerada o epicentro dos blues em Portugal”, diz.
Da primeira edição até à actual, o crescimento em assistência foi exponencial, apesar de trazer o público nacional de blues à Baixa da Banheira não ter sido tarefa fácil, apesar da vila estar localizada a apenas 25 minutos de Lisboa.
Ao mesmo jornal, o responsável do evento diz que a média de espetadores das últimas edições é de cinco mil pessoas e claramente repartidas por “duas tribos”.
“Temos os habitantes locais, da Baixa da Banheira e da região, que foram acompanhando o festival ao longo dos anos e ficaram fidelizados. Perceberam que os artistas tem muita qualidade, foram gostando e aparecendo. E, como o festival cresceu em notoriedade e em cartaz, passou a ter a segunda tribo, que é o público nacional, pessoas conhecedoras e apreciadoras de blues, que não abdicam de qualidade e de ver os seus artistas preferidos em solo nacional”.
“Nunca um festival de blues em Portugal teve o impacto que o BB Blues Fest já alcançou. É o mais acarinhado festival pelos amantes de blues, com inegável qualidade de nível internacional. Em termos de cartaz é o maior do país, com nomes reconhecidos e aclamados e o público mais conhecedor. O nosso público é muito exigente, conhece blues e está habituado a concertos de excelência, o que nos coloca o ónus de fazer cada vez mais e melhor”, acrescenta.
A BB Blues Portugal é responsável pelo processo de eleição do representante português no European Blues Challenge, evento que coloca, anualmente, e sempre num país diferente, em concurso as melhores bandas de blues europeias entre 21 países concorrentes. 
O European Blues Challenge 2019 foi em Portugal, em Ponta Delgada, nos Açores, e a vencedora da edição, a britânica Kyla Brox, vem à Baixa da Banheira, no dia 1 de Junho, fazer a primeira parte da noite da Nick Moss Band.

Uma festa que também chega à rua e a Alhos Vedros 
Embora o foco do BB Blues Fest seja o mundo próprio desta música, o festival nasceu ligado à Baixa da Banheira, até porque as autarquias locais – Câmara da Moita e União das Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira – são dos seus mais antigos e importantes parceiros, e mantém essa abertura à comunidade, procurando atrair a população local.
Esse esforço traduz-se, por exemplo nos espectáculos gratuitos e dirigidos ao público em geral. Logo no primeiro dia, a 30 de Maio, o programa vai ao encontro da vila vizinha, Alhos Vedros, para um concerto de entrada livre e ao ar-livre, em plena zona residencial, na urbanização Vila Rosa, com os portugueses King Blues & Turbo Dog.
O contato com a rua e o público é reforçado no último dia de festival, 2 de Junho, com os blues a servirem de acompanhamento a um grande picnic à beira do rio Tejo. O Blues Picnic, no Parque José Afonso, na Baixa da Banheira, promete uma tarde de domingo memorável, ao som de Dog’s Bollocks, Johnny Boy Electric Band, Elsa Frias & MaBelle Band, e BBBF All Stars.

Programa completo
Dia 30 de Maio - 
21:30h, Vila Rosa, em Alhos Vedros
King Blues & Turbo Dog (Entrada Livre)

Dia 31 de Maio, Auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo
21:30h - Budda Power Blues (PT)
22:45h - Kirk Fletcher (USA)

Dia 1 de Junho, Auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo
21:30h - Kyla Brox (UK)
22:45h – Nick Moss Band (USA)

Dia 2 de Junho – “Blues Picnic” – Parque José Afonso, Baixa da Banheira
15:00h – Dog’s Bollocks (PT)
16:00h – Johnny Boy Electric Band (PT)
17:00h – Elsa Frias & MaBelle Band – participante do último The Voice Portugal (PT)
18:00h – BBBF All Stars (PT)

Bilhete diário - 15 euros | Passe Festival 2 dias - 20 euros (dias 31 de Maio e 1 de Junho). Disponível na bilheteira do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo e na Rede Ticketline (nos seus postos de venda, parceiros e online, em www.ticketline.pt).

Agência de Notícias 

Comentários