Barreiro aposta na eficiência energética nas escolas

Escolas primárias do concelho instalam iluminação LED


As escolas do 1º ciclo do ensino básico do concelho do Barreiro estão a substituir a iluminação tradicional por luminárias de tecnologia LED. Esta mudança “vai trazer menos custos na fatura da luz para as escolas, que é paga pela Câmara do Barreiro, e melhor iluminação nas salas de aulas”. Bruno Vitorino, vereador responsável pela área da Sustentabilidade Ambiental e Eficiência Energética, diz que este “é mais um passo” para tornar o Barreiro um concelho mais sustentável. Importa recordar que, recentemente, o município anunciou a substituição da atual iluminação pública por cerca de 11 mil lâmpadas LED, o que significa, de acordo com a autarquia, uma poupança de 4,3 milhões de euros em consumo energético. 
Mudança de iluminação já começou no Barreiro 


Explica o vereador Bruno Vitorino, responsável pela área da Sustentabilidade Ambiental e Eficiência Energética do Barreiro, que esta opção resulta de uma candidatura apresentada ao Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica, no âmbito do projeto EduLUX, liderado pela S. Energia – Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita, Alcochete e Montijo.
“Esta é uma medida que vai permitir não só a poupança de muito dinheiro, mas também melhorar a iluminação, ou seja, as condições de trabalho para alunos e professores”, afirma Bruno Vitorino, a isto acrescenta que a primeira remessa de lâmpadas “já foi entregue, estando para breve o início da ação de substituição”.
Considera o vereador social-democrata que este “é mais um passo” para tornar o Barreiro um concelho mais sustentável. Note-se que, recentemente, o município do Barreiro anunciou a substituição da atual iluminação pública por cerca de 11 mil lâmpadas LED.
“Esta reforma profunda da rede de iluminação pública é fundamental para a cidade, porque permite uma redução muito grande da despesa pública ao mesmo tempo que aumenta a qualidade da iluminação. E porque significará um aumento da segurança no Barreiro, que é para mim um problema central”, afirmou Bruno Vitorino na altura do anúncio desta medida.

Poupança de 4,3 milhões na fatura da luz 
A Câmara do Barreiro vai poupar 4,3 milhões de euros em consumo energético graças à substituição da atual rede de iluminação pública pelo sistema LED, num investimento privado superior a três milhões de euros, revelou o município no inicio deste ano. A autarquia, poupa assim nos próximos 12 anos, uma verba que servirá para intervenção no espaço público. Esta proposta foi aprovada por maioria, com os votos favoráveis do PS e PSD e contra da CDU.
Rui Braga, vereador do Departamento de Planeamento, Gestão Territorial e Equipamentos da Câmara Municipal, afirmou na altura que esta é “uma excelente notícia para o Barreiro, em que o investimento privado permite reforçar a segurança e poupar cerca de 4,3 milhões de euros em consumo energético”, realçando que “a adequação às melhores práticas ambientais europeias e a clara melhoria da qualidade de vida são âncoras e mais valias que os barreirenses irão notar em todo o concelho”.
O novo sistema de iluminação vai ficar equipado com telegestão, o que, segundo o município, vai permitir “um controlo mais eficiente das falhas de energia no espaço público”.
Para Rui Braga, este investimento é uma “excelente notícia para o Barreiro”, não só pela poupança energética, mas também pelo reforço da segurança, adequação às práticas ambientais europeias e melhor qualidade de vida para os barreirenses. Além disso, permitirá “reacender muitos dos candeeiros apagados” em todo o concelho.




Comentários