Autarquia instala casa para gatos de rua em Almada

Câmara quer controlo das colónias de gatos no concelho 

A Câmara de Almada  já inaugurou o abrigo para colónias de gatos, no Jardim do Rio, em Almada. Para breve, está prevista a instalação de outros abrigos semelhantes no concelho. Margarida Martins é a primeira cuidadora formal do abrigo para colónias de gatos instalado junto ao Elevador Panorâmico, no Jardim do Rio, num "projeto que visa envolver os cuidadores, associações e a população para, em conjunto com a autarquia, criar uma rede mais organizada para a promoção do bem-estar animal", como evidenciou Nuno Matias, vereador dos Espaços Verdes, Ambiente e Energia.
Almada tenta controlar colónias de gatos 



Esta iniciativa insere-se na estratégia municipal de controlo de colónias de gatos, desenvolvida em articulação com as associações de defesa do bem-estar animal. Os principais objetivos, de acordo com a autarquia, são o controlo da população de gatos, o melhor enquadramento na comunidade, e a saudável convivência entre animais e humanos.
"Vamos colocar no concelho outros abrigos como estes. Em paralelo, estamos a criar melhores condições no próprio Serviço Veterinário Municipal, que vai passar a ter também espaços para cães e gatos em situações de emergência, bem como, futuramente, um banco alimentar para apoiar quer as associações, quer os cuidadores. Ainda este ano, queremos aumentar o número de esterilizações realizadas e vamos finalizar o estudo prévio do novo Centro de Bem-estar Animal", adiantou o autarca.
O abrigo instalado no Jardim do Rio é para uso específico de gatos. A interação com a população é feita através do cumprimento das regras estabelecidas, sendo a manutenção deste equipamento realizada por cuidadores reconhecidos pelo município.
A primeira estrutura destinada a uma colónia de gatos foi instalada na zona da Romeira, na Cova da Piedade. Em perspetiva, está a instalação de outros abrigos, estando em estudo as melhores soluções para cada um dos casos.
O controlo da população de gatos no concelho tem vindo a ser realizado pela autarquia através do método CED (Capturar – Esterilizar – Devolver). "Após a identificação das colónias, segue-se o contacto com os cuidadores, o estabelecimento de regras de funcionamento e o apoio à manutenção e controlo das colónias onde, além das esterilizações que o município já faz, está prevista a colocação de alguns abrigos", lembra a autarquia. 
E porque uma colónia saudável permite o controlo de pragas e promove o respeito pela biodiversidade, é essencial respeitar as seguintes regras: "alimentar os animais com ração seca, não dar restos alimentares, utilizar comedouros e bebedouros adequados,  manter o espaço limpo" e não "abandonar animais no local", realça a Câmara de Almada.

Agência de Notícias com Câmara de Almada

Comentários

Enviar um comentário