Setúbal promove turismo de natureza na Mourisca

Feira para mostrar as potencialidades turísticas do concelho 

A importância do turismo de natureza como fator de preservação ambiental foi destacada, na Herdade da Mourisca, em Setúbal, na abertura da ObservaNatura 2018, certame dedicado ao turismo ornitológico que decorreu até domingo. O vice-presidente da Câmara de Setúbal, Manuel Pisco Lopes, acredita que a ObservaNatura, organizada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas/Reserva Natural do Estuário do Sado, pela autarquia sadina e pelo Troia Natura, “é um instrumento importante para ajudar a autarquia a cumprir os objetivos de preservação ambiental e de melhoria da qualidade de vida das populações”.
Turismo de natureza cada vez mais procurado 

O autarca sublinha, igualmente, que este evento é um “bom exemplo das relações familiares entre instituições”, no caso concreto, a cooperação entre a Câmara  de Setúbal e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas “com resultados à vista como a transformação da zona da Mourisca que até há alguns anos se encontrava abandonada”.
Na sessão de abertura da ObservaNatura 2018, a secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, sublinhou o “conjunto significativo de eventos” a decorrerem em três dias, em vários locais do concelho de Setúbal, num evento que, ao fim de dez edições, “já está consolidado e tem razões para celebrar”.
Atividades de observação de aves e de educação ambiental, uma feira, workshops, passeios de barco e desporto são destaques do certame com atividades centradas na Herdade da Mourisca, mas também na Casa da Baía de Setúbal, em Troia, no rio Sado e no Parque Urbano de Albarquel.
O alargamento das atividades a outros locais do concelho e a Troia é a novidade na edição deste ano “com o objetivo de abranger novos públicos e diversificar os ambientes em que decorrem as atividades”, vinca Célia Ferreira, da Troia Natura.
O evento, realizado pelo décimo ano consecutivo, é dedicado ao turismo ornitológico, uma modalidade do turismo de natureza com destaque para a observação de todo o tipo de aves, de forma direta, com recurso a binóculos ou ainda através de telescópios de campo.
“O objetivo é dar visibilidade aos produtos turísticos que já existem nesta área e capitalizar o surgimento de novas atividades para potenciar a região e fomentar o crescimento deste segmento turístico”, explica Célia Ferreira.

Prémios Natural.PT 2018
No final da cerimónia de abertura da ObservaNatura 2018 foram entregues os prémios Natural.PT 2018, marca criada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas para “valorizar e diferenciar o que de melhor se faz nas áreas protegidas de todo o país, em termos de produtos e serviços”, vinca o vice-presidente do conselho diretivo da instituição, Paulo Salsa.
O prémio Empresa de Animação Turística distinguiu a Naturthoughts, empresa que atua no Parque Natura Regional do Vale do Tua, e os prémios Alojamento e Restauração foram atribuídos, respetivamente, à Train Spot Guesthouse, localizada no Parque Natural de São Mamede, e à Taberna 2 Esquina, em Alcácer do Sal, em plena Reserva Natural do Estuário do Sado.
A loja de produtos regionais Sabores da Muralha venceu na categoria Espaços de Venda e o Mel de Rosmaninho Apícola Luís venceu o prémio Produtos Alimentares. Ambos são do Parque Natural do Douro Internacional.
No prémio Projeto, os vencedores foram a Naturthoughts, que desenvolve circuitos pelo Parque Natural Regional do Vale do Tua, e a Cerdeira – Turismo e Ambiente, empresa de promoção de atividades desportivas e de turismo de natureza no Parque Nacional Peneda Gerês.
Nesta categoria foi atribuída uma Menção Honrosa ao projeto de cabanas rotativas do Cepo Verde – Turismo de Natureza Lda, localizado no Parque Natural de Montesinho.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários