Câmara do Seixal reduz IMI para 0,390% em 2019

Descida pelo quatro ano consecutivo 


A Câmara do Seixal aprovou, na quarta-feira, a redução da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para 0,390 por cento em 2019, o que implica uma diminuição de verbas na ordem dos quatro milhões de euros, informou a autarquia. A opção por uma nova redução na taxa do IMI não irá colocar em causa a sustentabilidade das contas públicas e permite prosseguir uma política de investimento na qualidade de vida da população do concelho”, refere a autarquia. A taxa do IMI no Seixal em 2018 foi de 0,395 por cento. O presidente Joaquim Santos afirmou que o objectivo é conseguir “reduzir progressivamente” a taxa de IMI nos próximos anos.
IMI vai voltar a descer no Seixal 

“Pelo quarto ano consecutivo, a Câmara do Seixal irá diminuir do valor da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis, que se situará, em 2019, nos 0,390, descendo dos 0,395 por cento”, avançou o município em comunicado.
Em 2018, a taxa do IMI no Seixal, foi de 0,395 por cento, enquanto em 2017 foi de 0,4 por cento.
Segundo o documento divulgado, a decisão de reduzir o IMI foi aprovada em reunião de câmara e implicará “o não recebimento de quase quatro milhões de euros de receitas”.
O presidente do município, Joaquim Santos (CDU), referiu que a medida “assume forma de compromisso com a população para este mandato autárquico”.
Em relação ao lançamento da derrama e à participação percentual variável do IRS, o município avançou que foram fixadas as taxas de 1,5 e cinco por cento, respetivamente.
“Estas verbas devem ser aplicadas de forma solidária e responsável, a favor da população e do bem comum, concorrendo para o reforço do investimento público nas mais diversas áreas de intervenção da Câmara do Seixal, no sentido de melhorar a qualidade de vida de todos os munícipes”, frisou o autarca.
Os municípios têm liberdade para fixar a taxa de IMI entre o intervalo de 0,3 e 0,45 por cento.

Agência de Notícias com Lusa 

Comentários