Sesimbra hasteou bandeira praia acessível

Praia do Ouro com primeira bandeira praia acessível do país

A Praia do Ouro, na vila de Sesimbra, recebeu a primeira bandeira Praia Acessível de 2018, um reconhecimento pela conquista do primeiro lugar no Prémio Praia + Acessível 2017. O acontecimento contou com a presença do presidente da Câmara de Sesimbra, Francisco Jesus, da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, do presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Nuno Lacasta, do presidente do Instituto Nacional da Reabilitação, Humberto Santos, da autoridade marítima e representantes de diversas entidades. "Este galardão é a recompensa pelo esforço que o município tem feito para ter praias de qualidade que possam ser usufruídas por todos os cidadãos", sublinhou o presidente da Câmara Municipal, tendo frisado que Sesimbra "tem das praias mais seguras do país". 
Praia terá acessos para todos os banhistas 

Na sua intervenção, o presidente do município lembrou ainda o investimento feito na qualificação das praias, na valorização da marginal e do núcleo urbano da vila de Sesimbra, e na recuperação do património, que "são fulcrais para um turismo de qualidade", acrescentou.
Por seu turno, a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, felicitou Sesimbra pelo prémio, e salientou que a atribuição da bandeira de Praia + Acessível "é um momento simbólico que mostra também o que é Portugal". A representante do Governo acrescentou que o país tem atualmente 222 praias acessíveis, quando em 2005 tinha apenas 49.
Na qualidade de presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Nuno Lacasta, referiu que "Por detrás de uma praia acessível e segura está um trabalho que devemos enaltecer", e sublinhou que este prémio "é apenas e, tão só, natural para Sesimbra".
O prémio Praia Acessível é atribuído pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, que promove a igualdade de oportunidades e a acessibilidade nas zonas balneares. O melhoramento da área de conforto, a construção de uma nova passadeira de acesso, a existência de uma rede de cadeiras anfíbias (tiralôs) na praia, que envolve os concessionários, a criação de um corredor de acesso ao mar para as cadeiras anfíbias, o apoio personalizado ao utente e a divulgação, foram algumas medidas que contribuíram para a distinção do areal sesimbrense, que concorreu com outras 22 praias portuguesas.

Apresentação do projeto All and One
No âmbito desta cerimónia foi também apresentado o projeto All and One, um programa de apoio ao utente que vai envolver alunos de fisioterapia e desporto do Instituto Politécnico de Setúbal, ao longo da época balnear, ao abrigo da parceria entre o município sesimbrense e o Instituto Politécnico de Setúbal.
"Este acordo permitirá que vários jovens com aptidões profissionais colaborem com os utentes da área reservada a pessoas com mobilidade reduzida", referiu Francisco Jesus. "Este é o primeiro passo numa parceria que podemos desenvolver". O autarca revelou ainda que a Câmara Municipal vai editar um folheto em braille que, disse, "é mais um pequeno contributo para termos uma sociedade mais inclusiva".
A importância desta colaboração, à qual está associada a investigação, foi também enaltecida por Pedro Dominguinhos, presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, que se disponibilizou para continuar a trabalhar com a Câmara Municipal na temática da inclusão, "que é tão relevante para todos nós", afirmou.
Uma visão partilhada pelo presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação, Humberto Santos, ao afirmar que "esta solução vai no sentido de se encontrar outras respostas de qualidade, com a participação de vários agentes".

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra

Comentários