Rota das Tabernas já arrancou em Grândola

Um mês com petiscos e animação musical

Os petiscos tradicionais e a animação musical vão voltar a "andar de mãos dadas" na edição deste ano da Rota das Tabernas em Grândola até 7 de Julho. A iniciativa, que vai na 24.ª edição, é promovida pela Câmara de Grândola, com o apoio do Turismo de Portugal, e, desta vez, o programa abrange seis tabernas daquele concelho do litoral alentejano. O evento, explicou hoje o município, promove a gastronomia regional e a música tradicional, recuperando "tradições e vivências".
Há petiscos nas tabernas de Grândola até 7 de Julho 


O objetivo, realçou a autarquia, em edições anteriores, passa também por promover o convívio e revitalizar as tabernas, estabelecimentos com uma tradição secular, mas cuja importância começou a decair no final do século XX.
"O convívio que se pretende manter, à mesa das tabernas, pode ser acompanhado dos melhores petiscos e sabores e ao som do cante alentejano e de grupos de música instrumental do cancioneiro tradicional alentejano", acrescentou.
A Rota das Tabernas deste ano vai poder ser "degustada" numa casa de pasto e numa tasquinha na sede de concelho, assim como em estabelecimentos localizados na Aldeia da Justa, Melides, Mosqueirões e Santa Margarida da Serra.
As tradições e vivências da 24º edição da Rota das Tabernas decorrem até 7 de Julho, na Casa de Pasto “Ti Júlio”, na “Taberna dos Mosqueirões”, no “Café Triunfo”, n´ A Taberna”, na taberna “A Justense” e na Tasquinha “Zé de Moura”.
Em cada semana do evento, segundo o programa, a iniciativa decorre numa das tabernas aderentes, onde está garantida animação musical no sábado que lhe corresponde.
Salada de bacalhau com pimentos, moelas em molho de tomate, torresmos do rissol, estufado de pezinhos de porco com coelho, açorda de tomate ou jantarinho de carne de porco são algumas das "iguarias" à disposição dos clientes.
Do programa de "acepipes", referiu a câmara, constam ainda javali com molho, carne de alguidar com migas, carapauzinhos fritos, choco de tomatada e mão de vaca com grão.

Consulte aqui o programa da Rota das Tabernas 

Agência de Notícias 

Comentários