Praias de Almada com mais vigilância neste verão

"A segurança das praias almadenses é uma prioridade para o Município"

Para assinalar a abertura oficial da época balnear no concelho, a 1 de Junho, a Câmara de Almada apresentou o Praia Protegida 2018, plano municipal de apoio à vigilância e assistência aos banhistas. Foram também assinados protocolos de cooperação com quatro entidades. O Praia Protegida 2018 é um investimento da Câmara de Almada, promovido em colaboração com o Instituto de Socorros a Náufragos e com o Autoridade Marítima Local – Capitania do Porto de Lisboa.
Almada quer mais vigilância nas praias do concelho 

Este plano, refere a autarquia, "visa reforçar e complementar os dispositivos de vigilância, assistência e segurança, em toda a extensão de praias do concelho de Almada, sobretudo nas áreas balneares que não se encontram concessionadas ou que correspondem as zonas não vigiadas".
A presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, garantiu que "a segurança das praias almadenses e de todos os seus visitantes é uma prioridade para o Município", o que levou a autarquia a "desenvolver, este ano, um esforço sem paralelo, duplicando o valor do investimento municipal relativamente a 2017", sublinha Inês de Medeiros.
Para o capitão de mar e guerra Coelho Gil, da Autoridade Marítima Local – Capitania do Porto de Lisboa, o "esforço conjugado de várias entidades, incluindo a Câmara de Almada, permite encarar com otimismo este início de época balnear". 

Protocolos assinados com quatro entidades
Na ocasião foram assinados, entre a Câmara de Almada e as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários de Cacilhas e da Trafaria, Âncora – Associação de Nadadores-salvadores da Fonte da Telha e NSRS Atlântico – Associação de Nadadores-salvadores, Resgate e Salvamento Marítimo, quatro protocolos de cooperação.
Estes protocolos permitem aumentar de três para quatro o número de nadadores-salvadores nas praias não concessionadas e de um para três o número de nadadores-salvadores que integram as viaturas do Instituto de Socorros a Náufragos que asseguram a vigilância e socorro nas praias não vigiadas.
A presidente da Câmara de Almada lembrou que os protocolos visam, pela primeira vez, assegurar um dispositivo mínimo de segurança, com quatro viaturas e oito nadadores-salvadores, nos períodos imediatamente anterior e posterior à época balnear, "tendo já sido posto em prática no mês de Maio e estendendo-se até ao dia 15 de Outubro", conclui Inês de Medeiros.
Todas as entidades envolvidas na vigilância e segurança das praias do concelho estão equipadas com rádios fornecidos pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, com um canal dedicado a esta operação, facilitando o trabalho em rede.

Agência de Notícias com Câmara de Almada 

Comentários