Marchas Populares desfilam em Setúbal

Cidade marcha para concurso na praça de touros Carlos Relvas

As sete coletividades participantes nas Marchas Populares de Setúbal desfilam a concurso nos dias 15 e 16 de Junho, na Praça de Touros Carlos Relvas. Com os espetáculos a terem início às 22 horas em ambos os dias, a 15, sexta-feira, cabe ao Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau abrir a competição com o desfile intitulado “Venham aqui comprar e no Bairro Santos marchar”, seguindo-se a Cooperativa de Habitação e Construção Bem-Vinda a Liberdade, com “Mercado do Livramento, a Cidade em Movimento”, e a União Desportiva e Recreativa das Pontes, que apresenta “Tantas Partidas, Tantas Chegadas”.
Marchas vão entrar em concurso na sexta e sábado 

Este primeiro dia oficial do concurso das marchas populares, que já contou com um desfile de apresentação dos participantes, no dia 9, na Avenida Luísa Todi, inclui, ainda, as atuações extraconcurso das marchas da APPACDM e dos conjuntos infantis do Grupo Desportivo Independente e do Núcleo Bicross de Setúbal.
No segundo dia da competição, 16, sábado, a Praça de Touros Carlos Relvas recebe as marchas concorrentes da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, com “Amar o Mar”, e do Grupo Desportivo Independente, com “Rufam tambores e siga a marcha”.
A lista de participantes no derradeiro dia dos desfiles oficiais a concurso fica completa com os do Núcleo Bicross de Setúbal, intitulado “Vem deste rio a riqueza que ostentamos”, e do Grupo Desportivo Setubalense Os 13, com “Fama de Marinheiro dá namoro em noite de tradição”.
As entradas simples em ambos os dias do concurso, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, com os apoios da Europrol e da Aplaudir, custam 2,5 euros. Os bilhetes para lugares sentados têm o valor de 3,5 euros, enquanto os acessos aos camarotes têm o preço de 4 euros por pessoa.
A entrada é gratuita para crianças até aos 10 anos de idade, sendo que os ingressos se encontram à venda na bilheteira na praça de touros setubalense.
A cerimónia de entrega de prémios do Concurso das Marchas Populares de Setúbal 2018 realiza-se no dia 24, às 17 horas, no Fórum Municipal Luísa Todi.

Marchas já desfilaram na Avenida 
As Marchas Populares de Setúbal apresentaram-se no dia 9, à noite, ao público perante a multidão que se deslocou à Avenida Luísa Todi para conhecer as sete coletividades participantes e as cinco extraconcurso.
A festa dos santos populares regressou à principal avenida da cidade, para um espetáculo de entrada gratuita que deu a conhecer as coreografias dos grupos que vão marchar pela vitória nos desfiles a concurso a realizar na Praça de Touros Carlos Relvas.
Apresentaram-se na Avenida Luísa Todi as marchas do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, com o tema “Venham aqui comprar e no Bairro Santos marchar”, e a Cooperativa de Habitação e Construção Bem-Vinda a Liberdade, com “Mercado do Livramento, a Cidade em Movimento”.
Seguiu-se a Sociedade Musical Perpétua Azeitonense, com “Amar o Mar”, e o Grupo Desportivo Independente, com “Rufam tambores e siga a marcha”, enquanto o desfile da União Desportiva e Recreativa das Pontes intitula-se “Tantas Partidas, Tantas Chegadas”.
A apresentação das coletividades concorrentes contou também com o Grupo Desportivo Setubalense Os 13, com “Fama de Marinheiro dá namoro em noite de tradição”, e com o Núcleo Bicross de Setúbal, este ano a desfilar com o tema “Vem deste rio a riqueza que ostentamos”.
Os desfiles contam ainda com as participações especiais extraconcurso das marchas da APPACDM de Setúbal, com “Vamos celebrar a Natureza”, e da marcha infantil da União Desportiva e Recreativa das Pontes, com “As Maravilhas da Terra e do Mar ‘Bichinho do Rio e do Mar”.
Igualmente extraconcurso, apresentaram-se as marchas infantis da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, com o tema “Flores da Serra”, do Grupo Desportivo Independente, com “Rainha Sardinha, Rei Carapau”, e do Núcleo Bicross de Setúbal, com “Ora vejam lá… as crianças no arraial popular”.
A presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, esteve presente no espetáculo de apresentação das marchas, assim como o vereador da Cultura, Pedro Pina, a Madrinha das Madrinhas, Sara Margarida, e o júri do concurso, presidido pelo músico Nuno Guerreiro e do qual fazem ainda parte Ricardo Cristas, em cenografia, Diana Vieira, coreografia, Rita Melo, figurino, Ester Correia, letra, e António Laertes, música.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários