Alcochete está em festa este fim de semana

Festas de São João e Festival Internacional de Papagaios animam vila 

Alcochete está em festa este fim de semana. Esta tarde arrancam as Festas em honra de São João Baptista que assinalam a fé sentida pelos populares no Santo Padroeiro de Alcochete. Manifestações religiosas, fogueiras, arraiais, bailes populares são algumas das componentes que integram a programação. O verão vai começar com muita cor e diversão para os lados de Alcochete. É que entre os dias 23 e 24 de Junho, a Praia dos Moinhos,  irá ser palco daquele que é o 16.º Festival Internacional de Papagaios de Alcochete. Com a presença de equipas internacionais que trazem os seus papagaios gigantes e artísticos para a apreciação de todos, bem como os voos acrobáticos, no evento não faltarão também atividades para toda a família, crianças inclusive.

Festa de São João começa hoje em Alcochete 

De 22 a 24 de Junho Alcochete homenageia o seu santo padroeiro durante as festas de São João Baptista, numa organização da Fábrica da Igreja Paroquial de São João Baptista de Alcochete e da Câmara Municipal de Alcochete, com o patrocínio da Junta de Freguesia de Alcochete e apoio do Grupo Casa da Malta.
A inauguração da exposição de estatuária “São João é d’Alcochete”, com peças da coleção de Toninho Manso, às 21h00, na Galeria Municipal dos Paços do Concelho, marca o arranque das festividades, antecedendo o concerto da Banda da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898, no Jardim do Coreto.
No sábado, 23 de Junho, destaque para a tradicional bênção da fogueira de São João, e a missa da Vigília do Nascimento de São João Baptista, na Igreja Matriz, e ainda a confraternização popular com animação musical por Carla Sofia e pela Charanga de Alcochete.
No dia de São João, 24 de Junho, o dia começa a bordo do Bote Leão com um passeio gratuito inserido no VI Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo, destacando-se dois momentos religiosos, nomeadamente, a missa da solenidade do Nascimento de São João Baptista, e a solene procissão pelas ruas da vila.
A atuação da marcha de Alfama, às 22 horas, no largo de São João, encerra as festividades deste ano.

A tradição do São João em Alcochete 
Em Junho, por ocasião dos Santos Populares, realizam-se em Alcochete as Festas Populares em Honra de São João Baptista, que congregam nos dias em redor do feriado municipal, assinalado a 24 de Junho, momentos de alegria e de grande religiosidade.
Como é tradição nas festas populares, na noite de 23 de Junho, em diversas ruas ou largos da Vila, são ateadas pequenas fogueiras, mas só após a bênção, pelo pároco local, da grande fogueira em honra do Santo, numa cerimónia que reúne dezenas de populares no Largo de São João.
Por toda a vila ouve-se o estalar das canas e é comum a queima do tradicional alho-porro e de algumas ervas aromáticas, como alecrim e rosmaninho. Entre os mais novos e mais afortunados há quem goste de saltar por cima da fogueira, e outros que preferem participar nos bailes populares.
No dia 24 de Junho, Dia de São João, a Procissão em Honra do Santo Padroeiro é um dos momentos altos das festividades, marcado também pela bênção dos barcos.

Papagaios chegam sábado à praia dos Moinhos
Papagaios de todo o mundo voam na praia dos moinhos 
A 16.ª edição do FIPA - Festival Internacional de Papagaios de Alcochete chega já no próximo fim de semana à praia dos Moinhos, numa organização da Câmara de Alcochete em parceria com HandcraftKite e Buggy Kite Team.
Durante dois dias, 23 e 24 de Junho, os papagaios vão dominar o céu de Alcochete com coreografias mais ou menos arriscadas, voos sincronizados com papagaios acrobáticos, papagaios estáticos e gigantes que conferem um colorido diferente à praia.
Na edição 2018 do FIPA vão participar, além de equipas portuguesas, equipas da Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Suíça e da China vêm os organizadores do Festival Internacional de Papagaios em Weifang, a capital mundial dos papagaios, que nos vão apresentar nos dois dias do festival as suas criações originais e voos sincronizados com papagaios acrobáticos de duas e quatro linhas.
No areal da praia vai ser possível assistir a manobras com carros à vela e buggy e ainda participar nos ateliês gratuitos de construção de papagaios.
O festival noturno vai decorrer na noite de 23 de Junho entre as 22 e a meia-noite com a participação das equipas convidadas com papagaios luminosos.

Agência de Notícias com Câmara de Alcochete 

Comentários