Homenagem a Xutos & Pontapés marcada para Almada

"Homenagem completamente genuína, porque os Xutos são os nossos heróis" 

A homenagem aos Xutos & Pontapés com centenas de músicos amadores e profissionais a interpretarem o tema “Não sou o único” vai acontecer a 7 de Julho no Campo de Jogos do Pragal, em Almada. Pedro Brazão, um dos organizadores da iniciativa Xutos1000, revelou à agência Lusa que estão já inscritos mais de 600 intérpretes e já há ensaios a decorrer. O que vai acontecer a 7 de Julho é uma atuação conjunta de pelo menos um milhar de músicos, para interpretarem o tema "Não sou o único", que será registado em vídeo para oferecer aos Xutos & Pontapés e partilhar 'online'. 
Festa de homenagem aos Xutos realiza-se a 7 de Julho em Almada 

A iniciativa, que começou a ser preparada no início do ano, inspira-se numa ação semelhante realizada em 2015 por mil músicos, em Cesena, Itália, que interpretaram "Learn to fly" para convencer o grupo rock norte-americano Foo Fighters a tocar naquela localidade. O mote para o evento português - intitulado Xutos1000 - surge também em reação à morte do guitarrista Zé Pedro, em Novembro passado.
"É uma homenagem completamente genuína, porque os Xutos são os nossos heróis e merecem uma homenagem a sério, verdadeira, dos fãs, nada institucional", afirmou Pedro Brazão à Lusa em Janeiro, quando o projeto foi revelado.
A atuação conta com o apoio do Atlético Clube de Almada e da autarquia, mas na próxima semana os organizadores vão lançar ainda campanha de angariação de fundos na Internet para ajudar a pagar custos como seguros e aluguer de equipamentos.
Na atuação são esperados centenas de bateristas, guitarristas, baixistas, cantores, que terão de ensaiar individualmente a partir das pautas que lhes serão entregues. Os ensaios finais só acontecerão no dia da gravação, por razões de organização.
De todo o repertório dos Xutos & Pontapés, "Não sou o único" foi a música mais consensual, por ser fácil de executar, porque tem letra de Zé Pedro e porque "é um tema belíssimo que tem a ver com o que estamos a fazer", disse o promotor.

Agência de Notícias com Lusa 

Comentários