Festas de Corroios com homenagem aos Xutos

Nome dos Xutos & Pontapés em anfiteatro das maiores festas do distrito 

O anfiteatro das Festas Populares de Corroios passou a denominar-se “Xutos & Pontapés”, numa homenagem à consagrada banda portuguesa, no dia em que foi apresentada a programação das festividades de 2018. O Pavilhão Multiusos do Parque Urbano da Quinta da Marialva encheu-se para acolher a cerimónia da apresentação oficial das Festas de Corroios e, ao mesmo tempo, distinguir aos Xutos & Pontapés, banda que desde sempre aceitou participar nas festividades e que mereceu ainda uma sua escultura no anfiteatro que agora ganhou a sua própria designação. Tiago Bettencourt, João Pedro Pais, Mariza, Resistência e, claro, os Xutos & Pontapés são algumas das atracções principais da programação musical das Festas de Corroios que decorrem em Agosto. A estes juntam-se ainda Ramp, o Festival de Folclore, Peña Kalimotxo e Matias Damásio.
Xutos & Pontapés dão nome ao anfiteatro das festas de Corroios 

O anfiteatro natural onde se realizam os principais concertos das Festas de Corroios, no concelho do Seixal, tem o nome dos Xutos & Pontapés. O monumento de homenagem à banda e a placa onde se lê "Remar, remar, forçar a corrente" foram inaugurados no Parque Urbano da Quinta da Marialva, onde decorre umas das maiores festas populares do distrito de Setúbal.
O monumento tem cerca de quatro metros de altura  e é 100 por cento feito de ferro e poderá ser visualizado de todo o recinto que tem capacidade para mais de 30 mil pessoas na altura das Festas de Corroios que costuma decorrer no final de Agosto.
Não será de estranhar a presença do grupo na edição de 2018 das Festas de Corroios, sendo um dos concertos mais aguardados pela simbologia em atuar numa das maiores festividades do distrito de Setúbal, de onde é originária a banda.
Em breves palavras e em nome dos Xutos & Pontapés, Tim agradeceu especialmente “às crianças e a quem as preparou”, mas também a toda a população de Corroios e do Seixal. “Espero que todos reconheçam a importância de ter um recinto como este”, onde se mostra, afirmou, “o que de melhor se faz no país”. O público aplaudiu de forma sentida e prolongada a referência de Tim a Zé Pedro.
Joaquim Santos, presidente da Câmara do Seixal, e Eduardo Rosa, presidente da Junta de Freguesia de Corroios, fizeram as honras da casa, realçando a aposta realizada quer pelo município quer pelas associações na promoção da cultura. A recente distinção atribuída pela Sociedade Portuguesa de Autores ao município do Seixal, com o prémio de “Melhor Programação Cultural Autárquica”, foi um exemplo salientado pelos autarcas.
No que toca à próxima edição das Festas de Corroios, Joaquim Santos não poupou elogios ao executivo da junta de freguesia bem como a todos os que contribuem para que as referidas festividades sejam hoje “um dos maiores eventos culturais a sul do País”.
Referindo-se à banda, fez questão de salientar a importância que têm tido junto dos jovens, “acompanhando o seu crescimento enquanto pessoas. A cultura do nosso país precisa dos Xutos e por isso vamos homenageá-los”, disse o autarca.
Antes mesmo da apresentação do programa musical das próximas Festas de Corroios, Eduardo Rosa agradeceu ao movimento associativo, tecido empresarial, parceiros, comissão de festas e executivo da junta, assim como à Câmara Municipal. Realçou o objectivo da junta em servir as populações, muitas vezes “fazendo muito com pouco”.
Xutos & Pontapés, como não poderia deixar de ser, Tiago Bettencourt, João Pedro Pais, Mariza e Resistência são algumas das atracções principais da programação musical das Festas de Corroios este ano. A estes juntam-se ainda Ramp, o Festival de Folclore, Peña Kalimotxo, Abba (banda portuguesa de tributo) e Matias Damásio.

Agência de Notícias com Junta Freguesia de Corroios 
Leia outras notícias do dia em 

Comentários