Distrito de Setúbal é o terceiro na criminalidade a nível do país

PSD quer mais meios e efetivos para retirar região da lista negra da criminalidade

O deputado do PSD, Bruno Vitorino, exige ao Governo que reforce com mais polícias e mais meios todo o distrito de Setúbal, que em 2017 ocupa o terceiro lugar na criminalidade geral, na criminalidade violenta e grave e em casos de violência doméstica, só superado pelos distritos de Lisboa e Porto. De acordo com o Relatório Anual de Segurança Interna de 2017, divulgado recentemente, o distrito de Setúbal é o terceiro distrito com mais crimes a nível nacional, com mais de 30 mil participações em 2017.  Almada, Barreiro, Moita, Seixal e Setúbal, são onde existem mais zonas críticas.
Crime subiu em 2017 no distrito de Setúbal 

Quando comparado com 2016, a criminalidade geral aumentou mais 4,1 por cento, com mais 1.194 participações. O distrito de Setúbal representa nove por cento do total da criminalidade a nível nacional. Acima de Setúbal só os distritos de Porto (17,1 por cento) e Lisboa (26,5 por cento).
Relativamente à criminalidade grave e violenta, apesar de uma ligeira descida, Setúbal continua a ser o terceiro distrito com o maior número de casos registado, representando 10,7 do total nacional. O distrito do Porto representa 14,7%, enquanto que Lisboa ocupa o primeiro lugar com 45,4 por cento
“Para percebermos quão preocupantes são estes indicadores, basta-nos olhar para o distrito de Braga, maior em população que o distrito de Setúbal e que tem menos de um terço das ocorrências (3,7 por cento) a nível nacional”, exemplifica o social-democrata.
Ao nível da violência doméstica, o distrito também apresenta números preocupantes, sendo um dos distritos com maior número de participações (2.327, mais 2,3 por cento que em 2016), sendo ultrapassado por Lisboa e Porto.
“Estes são número bastante inquietantes, que colocam o distrito de Setúbal na lista negra da criminalidade a nível nacional. Somos o terceiro distrito que mais ocorrências e participações tem, só superado por Lisboa e Porto”, aponta Bruno Vitorino.
O deputado e presidente da distrital de Setúbal do PSD realça ainda que é preciso ter em conta que o maior número de crimes incide sobretudo em cinco dos 13 concelhos da região, nomeadamente Almada, Barreiro, Moita, Seixal e Setúbal, onde existem mais zonas críticas.
“A criminalidade atinge níveis mais elevados e preocupantes nestes cinco concelhos. São indicadores de crime muito superiores à média nacional”, reforça.
Os deputados do PSD apresentaram na assembleia da República, um documento onde solicitam ao Ministério da Administração Interna os indicadores do distrito separados por concelho, para que se possa comprovar esta tendência, a qual já vem de anos anteriores.
Bruno Vitorino elogia ainda o “trabalho extraordinário” feito pelas mulheres e homens da PSP e GNR, apesar de todas a dificuldades diárias, da falta de meios e viaturas, os quais “tudo continuam a fazer para proteger os cidadãos e os seus bens”, alertando mais uma vez para a necessidade de resolver os problemas e de reforçar o número de efetivos.

Agência de Notícias 

Comentários