Recolha de óleos usados apoia Bombeiros no Barreiro

Recolha de óleos alimentares resulta em 1400 euros para os bombeiros do concelho

A Câmara do Barreiro entregou esta semana cerca de 1400 euros às duas corporações de bombeiros do concelho, no âmbito do serviço de recolha de óleos alimentares. A autarquia do Barreiro promove, desde 2009, o serviço de recolha de óleos alimentares usados nos oleões e em restaurantes ou estabelecimentos de ensino, sendo os litros recolhidos convertidos em donativos para os bombeiros.
Barreiro incentiva recolha de óleos alimentares usados 

Os donativos são entregues às corporações dos bombeiros Sul e Sueste e do Corpo de Salvação Pública pela empresa Oleotorres, com a qual a autarquia estabeleceu um protocolo para a recolha e tratamento dos óleos alimentares usados.
A vice-presidente da autarquia, Sofia Martins, referiu o investimento efetuado na rede de oleões que serve todo o concelho e desejou que o projeto de recolha continue, no futuro, a prosperar "do ponto de vista ambiental e de apoio às corporações".
O presidente da autarquia, Carlos Humberto, realçou que a recolha de óleos alimentares usados "é um projeto que, além de contribuir para uma melhoria ambiental e ter a vertente social, une vontades e parcerias de diversas entidades". 
André Ferreira, Diretor-Geral da Oleotorres, frisou que este é um projeto exemplar a nível nacional, que deveria ser seguido por outros municípios.
José Caetano, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Barreiro - Corpo de Salvação Pública, e Mário Nunes, Vogal da Direção dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste, agradeceram a entrega do donativo e salientaram que estes protocolos são mais uma ajuda para a criação de condições de apoio à população.
De salientar que o óleo alimentar usado pode ser transformado em bio-diesel, mas também em materiais como sabonetes ou velas, possibilitando assim a "reciclagem" de um elemento que, ao não ser recolhido desta forma, é prejudicial para o meio ambiente.
Além da recolha dos oleões colocados na via pública, o serviço da Câmara do Barreiro, engloba ainda a recolha em estabelecimentos de ensino e restauração e instituições.

Comentários