Aldeias de Azeitão em festa de 12 a 15 de Agosto

Gastronomia, música e dança nas Festas de Nossa Senhora da Conceição

Música com bailes e gastronomia são pontos fortes das Festas de Nossa Senhora da Conceição que decorrem, entre os dias 12 e 15 de Agosto, num recinto instalado junto da Capela de São Pedro, na Aldeia da Piedade, Azeitão. A festividade centenária, de entrada gratuita, que engloba as aldeias da Piedade, de S. Pedro e da Portela, inclui vários espaços de restauração, em que não faltam os petiscos e as bebidas. A festividade, com mais de cem anos, tem conquistado, ao longo dos anos, um número crescente de visitantes. Na edição de 2016, passaram cerca de 20 mil pessoas pelo recinto das festas.
Festas de Aldeia da Piedade atraem cada vez mais pessoas 

A festividade, com mais de cem anos, que engloba as aldeias da Piedade, de São Pedro e da Portela, conta com a tradicional quermesse durante os quatro dias e inclui vários bares e tasquinhas, com abertura sempre às 15 horas, em que não faltam petiscos e bebidas.
Choco frito, cachorros, bifanas e pipis são alguns dos pitéus que podem ser degustados no evento, com organização a cargo de uma comissão de festas e apoio da Câmara Municipal de Setúbal e da Junta de Freguesia de Azeitão.
As festas abrem no dia 12 com uma alvorada, às nove da manhã, e à noite, a partir das 22h30, há baile com Luís Rosa.
No dia seguinte, 13 de Agosto, às nove horas, é celebrada uma missa e à noite, às 22h30, há baile conduzido por João Carlos.
O programa do dia 14 começa com uma alvorada, às nove horas, e termina com animação de baile com João Tendeiro, a partir das 22h30.
No último dia, a 15 de agosto, as festividades incluem, além de alvorada, às nove horas, uma missa campal, às 21 horas, seguida de uma procissão de velas em honra da Nossa Senhora da Conceição. As festividades terminam com um baile, às 22h30, a cargo de Manuel Marques.
As festas dinamizam, nos três primeiros dias, um tríduo, sempre com início às 21 horas.

Cada vez há mais público
O aumento de ano para ano do número de visitantes das Festas de Nossa Senhora da Conceição não para de surpreender a organização do certame que engloba três aldeias de Azeitão. No ano passado estimou-se que passaram por esta festa centenária cerca de 20 mil pessoas.
“Não tem explicação”, salienta a comissão da festa centenária que integra as aldeias da Piedade, São Pedro e Portela, achando “provável” que se deva à adesão dos “mais jovens, que têm deixado de ir às discotecas,” e das publicações no facebook, que trazem “sempre mais amigos”.
Diversão e gastronomia são o chamariz de visitantes de fora do concelho de Setúbal, que aproveitam o feriado do dia 15 para assistir à procissão em honra de Nossa Senhora da Conceição. “Há sempre muita afluência”, diz quem frequenta as festas , lembrando o cenário “acolhedor que é a Serra da Arrábida” onde estão localizadas as três aldeias por onde passa o andor da santa, que sai da Capela de S. Pedro, na Aldeia da Piedade.

Comentários