Setúbal em festa com o círio fluvial da Arrábida

Festas do Novo Círio de Nossa Senhora da Arrábida até 9 de Julho 

Um cortejo marítimo de barcos engalanados de regresso a Setúbal representa o ponto alto do programa das Festas do Novo Círio de Nossa Senhora da Arrábida, tradição popular da comunidade piscatória setubalense a decorrer até 9 de Julho.  O programa, organizado em parceria pela União das Freguesias de Setúbal e a respetiva comissão de festas, com apoio da Câmara Municipal, está a recuperar, através de um esforço que se verifica nas três últimas edições, os círios marítimos de barcos de pesca engalados que marcavam as festividades há mais de quatro décadas, tradição que, entretanto, caiu em desuso.
Tradições voltam esta semana a unir  setubalenses 

O círio marítimo, um dos últimos momentos altos do programa das festas, está agendado para o dia 9, com início previsto para as 16h30 e trajeto definido entre a Praia do Creiro, na Serra da Arrábida, e a Doca dos Pescadores, já na cidade de Setúbal.
O presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, sublinhou esta terça-feira, na Casa da Cultura, na apresentação do programa das festividades, já a decorrer, que “são iniciativas como esta, que recuperam tradições importantes, que fortalecem a identidade das populações, pois não existem populações sem identidade”.
A tradição é uma das principais apostas da junta de freguesia no trabalho que está a desenvolver na revitalização deste círio.
“Não fazemos para que participem barcos de recreio. Esta é, essencialmente, uma tradição dos marítimos, da comunidade piscatória”, frisou Rui Canas.
As Festas do Novo Círio de Nossa Senhora da Arrábida tiveram início no dia 1 à noite, com uma procissão de velas a partir da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Anunciada.
Entre os dias 4 e 6 realiza-se o tríduo em honra de Nossa Senhora da Arrábida, com missa e ofício de vésperas na Igreja da Anunciada.
No dia 7, sexta-feira, a partir das 19 horas, decorre na Igreja da Anunciada uma missa de sufrágio pelos sócios falecidos, seguindo-se adoração eucarística e vigília até às 22 horas.
No dia 8, sábado, pelas 15h30, tem início na Igreja da Anunciada um cortejo automóvel até ao Convento da Arrábida, onde se realiza uma recitação do terço, antes do regresso a Setúbal.
Por fim, no domingo, 9, logo pelas 8h30, tem início um cortejo automóvel e um cortejo marítimo até ao Portinho da Arrábida, onde, depois, ocorre uma romagem penitencial à Ermida do Sr. dos Aflitos.
No Convento da Arrábida, às 11 horas, realiza-se uma missa festiva em honra de Nossa Senhora da Arrábida, seguida de procissão, almoço-convívio, quermesse e animação musical.
O grande cortejo marítimo de barcos engalanados de regresso aa Setúbal está previsto para as 16h30, a partir da Praia do Creiro, com destino à Doca dos Pescadores. As festividades terminam com uma procissão até à Igreja da Anunciada.
Valter Canas, em representação da Comissão de Festas do Novo Círio de Nossa Senhora da Arrábida, da Paróquia da Anunciada, sublinhou na apresentação que a festividade “completa, este ano, 125 anos de existência”.
A organização disponibiliza transporte de autocarro para os interessados em participar nas festividades a decorrer no Convento da Arrábida.
Os marítimos que desejem participar no círio marítimo devem inscrever-se na Bivalmar, na Sesibal ou na Setúbal Pesca, ou ainda através do telefone 932 913 630.
Mais informações sobre o programa disponíveis em www.uf-setubal.pt.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários