Praias do Litoral Alentejano já têm vigilância

Cinco praias dos concelhos de Sines, Santiago do Cacém e Odemira já estão vigiadas  

As cinco praias do litoral alentejano, nos concelhos de Sines, Santiago do Cacém e Odemira , que no início da semana passada ainda não estavam vigiadas, já têm nadadores salvadores, disse o capitão do porto de Sines. "Em Santiago do Cacém, a praia da Fonte do Cortiço, em Sines, as praias de Morgavel e da Ilha do Pessegueiro e, em Odemira, as praias de Almograve e Alteirinhos já estão vigiadas por nadadores salvadores", disse o comandante Manuel Sá Coutinho, responsável do porto de Sines, no distrito de Setúbal. Na terça-feira passada, estas eram as únicas praias do litoral alentejano classificadas como zonas balneares que ainda não tinham nadadores salvadores.
Nadadores Salvadores já chegaram as praias do Litoral  Alentejano   

Nestas praias, que não têm concessionário e que são classificadas como zonas balneares, a vigilância tem sido assegurada pelos municípios, que o têm feito através da Associação de Nadadores Salvadores do Litoral Alentejano - Resgate.
Contactado pela agência Lusa, o presidente da Resgate, António Mestre indicou faltar apenas colocar nadadores salvadores na nova praia fluvial da Barragem de Santa Clara, no concelho de Odemira, no distrito de Beja.
O vice-presidente do município de Odemira, Ricardo Cardoso, adiantou à agência Lusa estar a envidar esforços para resolver a situação ainda hoje, assegurando que, até ao final do dia, vai ser hasteada a Bandeira Azul, galardão que tem como um dos critérios de atribuição a presença de nadadores salvadores nas zonas balneares.
Vigiadas por nadadores salvadores na região estão as praias da Costa de Santo André e Fonte do Cortiço, em Santiago do Cacém, as praias Vasco da Gama, São Torpes, Morgavel, Vieirinha, Grande de Porto Covo e Ilha do Pessegueiro, em Sines, e as praias do Malhão, Farol, Furnas, Franquia, Almograve, Zambujeira do Mar, Almograve e Carvalhal, em Odemira.
Para reforçar a segurança das praias costeiras não vigiadas dos três concelhos, a Capitania do Porto de Sines, através do programa "Seawatch", mantém duas viaturas todo-o-terreno, do modelo Amarok, preparadas para assistência a banhistas e socorro a náufragos, em circulação diária pela costa, com militares fuzileiros com formação de nadador salvador.
A preferência por praias vigiadas, seguir as recomendações dos nadadores salvadores, evitar comportamentos de risco e estar atento às crianças na água são algumas das recomendações dadas aos banhistas pelo capitão do porto de Sines.

Agência de Notícias com Lusa 

Comentários