Setúbal deu voz ao cante alentejano

Homenagem ao cante numa cidade com "raízes" Alentejanas 

O cante alentejano entoou nas ruas da Baixa de Setúbal no dia 20, com o tradicional encontro de corais a reunir grupos sadinos, alentejanos e de Cascais. A décima segunda edição do Encontro de Corais Alentejanos – Alentejo Abraça Setúbal, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com o Grupo Desportivo Independente, teve início às 10 da manhã, com a receção aos grupos convidados a encher o Salão Nobre dos Paços do Concelho, com cerca de duas centenas de pessoas.

Grupos de Cante Alentejano entoaram na baixa de Setúbal

Na sessão, o vereador com o pelouro da Cultura, Pedro Pina, deu as boas-vindas aos grupos corais e salientou a importância desta iniciativa de homenagem ao cante numa cidade como Setúbal, que “tem muitos alentejanos na sua base”.
A receção contou, igualmente, com as presenças dos presidentes da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, e da Associação A Moda, Francisco Teixeira.
Após este momento de confraternização e de troca de lembranças, os seis grupos corais participantes no evento desfilaram pelas ruas da Baixa sadina, até ao Largo da Misericórdia, onde atuaram em concerto, durante cerca de uma hora, na presença de perto de duas centenas e meia de pessoas.
Além do anfitrião Grupo Desportivo Independente, o encontro contou com a participação de outro conjunto da cidade, o Grupo Coral Alentejano “Os Amigos dos Sadinos”.
Do Alentejo vieram o Grupo Coral do Torrão, de Alcácer do Sal, o Grupo Coral Feminino e Etnográfico “Paz e Unidade”, de Alcáçovas, Viana do Alentejo, e o Grupo Coral “Os Boinas”, de Ferreira do Alentejo. Esteve ainda em Setúbal o Grupo Coral Alentejano “Vozes do Campo Branco em Cascais”.
A iniciativa enquadra-se num conjunto de atividades desenvolvidas ou apoiadas pela autarquia de promoção do cante alentejano, expressão musical que foi declarada património de interesse municipal em 2007 e património imaterial da humanidade em 2014.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal

Comentários