Sesimbra abre Lagoa de Albufeira ao mar

Câmara critica "silêncio" da Agência Portuguesa de Ambiente

A Câmara de Sesimbra iniciou os trabalhos de ligação da Lagoa de Albufeira ao mar na segunda-feira, 10 de Abril, para que estejam concluídos no dia 14, mantendo-se assim a tradição de abrir a Lagoa na Sexta-feira Santa e no Equinócio da Primavera. Esta operação, fundamental para assegurar a qualidade das águas interiores e da biodiversidade local, implica atualmente a abertura de um canal com cerca de 20 metros de largura, feito com recurso a maquinaria pesada, devido ao assoreamento da chamada “boca” da Lagoa, que se agrava de ano para ano.

Apesar de não ser uma responsabilidade da Câmara de Sesimbra mas sim da Agência Portuguesa de Ambiente, é a autarquia que tem garantido esta operação nos últimos anos, com recurso ao orçamento municipal, num valor que chega a atingir os 50 mil euros anuais.
"Embora já tenha feito vários alertas, tanto para a necessidade urgente de se proceder a um desassoreamento para que a Lagoa se mantenha permanentemente aberta entre a primavera e o outono, como para que seja a Agência Portuguesa de Ambiente, entidade com competências nesta matéria, a encarregar-se, ou pelo menos, a financiar a operação de abertura, tal como acontece noutros pontos do país, a Câmara Municipal continua sem obter qualquer resposta", diz a autarquia de Sesimbra.
Refira-se ainda que em 2016, o município apresentou uma candidatura ao Fundo de Proteção de Recursos Hídricos, gerido pelo Ministério do Ambiente, a fim de obter apoio financeiro para a abertura e manutenção do canal de ligação ao oceano, entre a primavera e o outono, para os anos de 2016, 2017 e 2018, em relação à qual não obteve, até ao momento, qualquer resposta.

Enquadramento do local
A Lagoa da Albufeira encontra-se num sistema dunar, no seguimento da arriba fóssil da Costa da Caparica. Tem uma área aproximada de 155 hectares, apresentando uma forma alongada e sendo constituída por duas áreas lagunares denominadas por Lagoa Grande e Lagoa Pequena.
Está classificada como Zona de Proteção Especial  e como Sítio (Fernão Ferro/Lagoa de Albufeira) incluído na Lista Nacional de Sítios – Rede Natura.
A Lagoa Pequena é ainda classificada como zona húmida de importância internacional incluída na Lista da Convenção de Ramsar.
A ocorrência de xistos e calhaus de basalto e de sílex com origem na zona de Lisboa, nesta região da Península de Setúbal, sustentam a teoria de que a foz do Rio Tejo anteriormente não saia em Lisboa, mas mais a sul, provavelmente nas proximidades da Lagoa de Albufeira.
Nos primeiros dias de ligação ao mar é importante evitar nadar ou praticar atividades náuticas na área do canal, devido à força das águas que entram e saem da Lagoa.

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra 

Comentários