Freguesia de Sarilhos Grandes apagou 169 velas

A freguesia "tem dado dimensão histórica ao Montijo" 

A Freguesia de Sarilhos Grandes celebrou o seu 169.º aniversário, com uma cerimónia solene no salão da Academia Musical União e Trabalho.  Os discursos oficiais foram pautados pela importância de Sarilhos Grandes para a identidade do concelho do Montijo e pelo futuro da freguesia. O presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, afirmou que Sarilhos Grandes “tem dado dimensão histórica ao Montijo. O nosso concelho vale pela diversidade das suas freguesias. É da união de todas as freguesias que nasce a força da nossa identidade e tradição”. 

Sarilhos Grandes é freguesia desde 1848 


O autarca salientou, ainda, o trabalho que a câmara realiza em colaboração com a junta de freguesia, referindo alguns dos investimentos que foram concretizados como "a aquisição de um trator para a junta" e a "recuperação do polidesportivo de Sarilhos Grandes", sublinhou Nuno Canta. 
Joaquim Batalha, presidente da Junta de Freguesia de Sarilhos Grandes, fez um balanço do passado da freguesia e perspetivou o futuro. Afirmou a necessidade de serem "aproveitadas as potencialidades da freguesia, como é o caso da zona ribeirinha", e reclamou "mais apoio e investimento da câmara na freguesia".
Após os discursos oficiais, seguiu-se a entrega de prémios dos Trabalhos Escolares 2017, cujo tema foi o Rio, e do 3.º Concurso de Fotografia de Sarilhos Grandes. Foram, ainda, entregues prémios de excelência a todas as associações da freguesia, pelo trabalho que desenvolvem em benefício de Sarilhos Grandes.
As comemorações do 169.º aniversário da Freguesia de Sarilhos Grandes terminaram com um concerto da Banda da Companhia, numa viagem pelo repertório musical da revolução de Abril pelas mãos da Companhia Mascarenhas Martins.

A historia da freguesia 
A 18 de Abril do ano de 1848, o Marquês de Fronteira e d´Alorna, D. José Trazimundo Mascarenhas Barreto, então Governador Civil de Lisboa, assinou o alvará que desanexou o lugar de São Jorge de Sarilhos Grandes, da freguesia do Espírito Santo, esta na sede concelhia de Aldeia Galega do Ribatejo, nome porque então, era conhecida a hoje cidade de Montijo. Ganhava, assim, autonomia este antigo lugar, continuação de minúscula povoação ribeirinha do Tejo já referenciado em 1304, pelo historiador Rui Azevedo, quando ainda se arrumava no termo de Alhos Vedros e valia pelas suas marinhas de sal e moinhos de maré.
A documentação antiga comprova, de facto, que "o sal de Sarilhos…he da Comendadeyra de Santos" (1532) e o moinho da Lançada aparece mencionado já em carta régia de D.João I (1405): Como o local se situava em terras pertencentes aos cavaleiros da Ordem de Santiago, com sede em Palmela, o rendimento proporcionado pelo sal das marinhas sarilhenses, revertia em favor da casa conventual onde suas mães e irmãs residiam, primeiro no lugar de Santos, em Lisboa, fronteiro ao Tejo, depois, no reinado de D. João II, em novas instalações, entre Santa Apolónia e a Madre Deus, também em Lisboa, por esta razão chamados comendadeiras de Santiago ou comendadeiras de Santos.
Segundo a tradição, o nome desta localidade, provem do facto de estarem equidistantes de uma azenha ou moinho de maré. Tal moinho seria constituído por quatro mós de pedra, que ao funcionarem consoante as marés do Tejo, davam a impressão de um sarilho em movimento, porque rodavam, acasaladas, em sentido inverso.
O que parece dar certa veracidade a esta tradição é o facto de, até 1975, terem existido as ruínas de um moinho com estas características, entre as povoações de Sarilhos Grandes e Sarilhos Pequenos. Em 1910, com o triunfo da República, a pedido da junta de Paróquia, o nome de diversas artérias foi mudado, pelo que a Avenida de São Jorge se passou a designar por Rua Almirante Cândido dos Reis, a Praça do Mercado por Avenida 5 de Outubro e as ruas da Piedade, Direita e Arieiro foram crismadas com os nomes de Dr. Miguel Bombarda, António José de Almeida e Machado Santos.
Mercê da abundância das linhas de água, as culturas de regadio assumem um papel importante na economia da população e abastecem de produtos hortícolas os principais aglomerados urbanos próximos. A freguesia é composta pelos lugares da Sarilhos Grandes, Lançada (Hortinha e Malpique), Broega, Pinhal do Gancho, Quatro Marcos e Arce. Actualmente estas localidades pertencentes a Freguesia de Sarilhos Grandes ocupam uma área de cerca de 12.8 km2.

Agência de Notícias com Câmara do Montijo 
Leia outras notícias do dia em 

Comentários