Acordeonistas ganham nova sede em Setúbal

Mercado 2 de Abril é a nova casa do acordeão

A Associação de Acordeonistas de Portugal conta, desde o dia 23, com uma nova sede, a funcionar em instalações do Mercado 2 de Abril, cedidas pela Câmara de Setúbal. A presidente da autarquia, Maria das Dores Meira, sublinhou na cerimónia de inauguração que a abertura das novas instalações, cedidas a título gratuito, representa o reforço “de uma parceria que é, a todos os títulos, importantíssima para Setúbal”, dado conferir à associação melhores condições para o desenvolvimento regular de atividades. A associação, fundada em 1994, funcionou até este fim de semana num espaço provisório facultado pelo Instituto Musical Patrício, também em Setúbal.
Acordeonistas de Portugal com sede em Setúbal 

Com as novas instalações inauguradas no Mercado 2 de Abril, o presidente da associação, Nuno Soares, salienta que agora estão reunidas as condições necessárias para que a Associação de Acordeonistas de Portugal exerça a atividade essencial da coletividade, como reuniões da direção, mas também outras, de cariz lúdico e promocional do acordeão, como tertúlias e masterclasses.
Visão partilhada por Maria das Dores Meira, que destacou o facto de a sede vir a acolher o Museu do Acordeão e a possibilidade de agora se realizarem “ações de aperfeiçoamento e de formação profissional para músicos e o fomento do convívio e intercâmbio de experiências entre acordeonistas nacionais e estrangeiros”.
Trabalho que, acrescentou, contribuirá para “mais uma área em que Setúbal passará a ser um ponto de referência”.
A cerimónia de inauguração contou com a presença do presidente da Assembleia Municipal, Rogério da Palma Rodrigues, que destacou, entre outros méritos da Associação de Acordeonistas de Portugal, a homenagem a Dimas Pereira, que dá o nome a uma das salas da sede.
Já o presidente da Junta de S. Sebastião, Nuno Costa, salientou a importância que a associação assume na freguesia, representativa da relevância e do dinamismo do movimento associativo no concelho.
O ato solene recebeu, igualmente, o contributo de João Pereira, presidente da Mito Algarvio – Associação dos Acordeonistas do Algarve, coletividade que é membro oficial do Conselho Internacional de Acordeonistas da Unesco e com a qual a Associação vai desenvolver várias atividades em parceria.
Durante a cerimónia foi lançado o repto, imediatamente aceite pela Associação de Acordeonistas de Portugal, de se realizarem, num futuro próximo, bailes e apontamentos musicais no próprio Mercado 2 de Abril.
A inauguração das novas instalações, na qual também esteve presente da vereadora Carla Guerreiro, contou com várias atuações, nomeadamente dos acordeonistas Tino Costa, Sérgio Conceição, Tiago Inácio e Nicole Viviane.
As performances musicais incluíram apontamentos especiais de Ricardo Pelício, em representação da Mito Algarvio e de Ramos Patrício, presidente da Assembleia-Geral da associação, que tocou duetos com Nicole Viviane e com o presidente da associação, Nuno Soares.
Algumas interpretações musicais tiveram, igualmente, o contributo da fadista Patrícia Rosa.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários