Cabine telefónica transformada em micro biblioteca na Trafaria

Velhas cabines telefónicas mudam de vida

A Fundação PT, acaba de inaugurar mais uma micro biblioteca, a oitava, instalada junto ao Centro Social da Trafaria, em Almada, tirando assim partido da reativação e reconversão de uma antiga cabine telefónica para fins pedagógicos e culturais. Depois das anteriores inaugurações protagonizadas pela Fundação PT, um pouco por todo o país, a Trafaria receber a primeira micro biblioteca de 2017. Localizada no Parque das Reminiscências do Centro Social da Trafaria, a nova Cabina do Livro resulta de um protocolo com a Santa Casa da Misericórdia de Almada. “A micro biblioteca disponibiliza livros cedidos por diversas entidades e editoras, numa óptica de acesso livre aos leitores, que podem consultá-los no local, levá-los para casa ou trocá-los por outros”, explicam as instituições em comunicado. 

Cabines telefónicas são agora micro bibliotecas 

E se de repente, não um desconhecido, mas sim uma fundação lhe oferecesse uma cabine telefónica reconvertida em micro biblioteca, isso seria um acto pedagógico, sem obrigatoriedade de lhe cobrar impulsos. Pois bem, a ideia da Fundação PT passou à prática e o Parque das Reminiscências do Centro Social da Trafaria, em Almada, já conta com uma micro biblioteca, onde anteriormente funcionou uma cabine telefónica, no seguimento de um protocolo estabelecido com a Santa Casa da Misericórdia de Almada.
O equipamento, denominado Cabine do Livro, foi inaugurado no passado dia 18, pela presidente da União de Juntas de Freguesia de Caparica e Trafaria, Teresa Coelho, e pelo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Almada, Joaquim Barbosa.
A antiga cabine telefónica foi alvo de reactivação e reconversão para fins pedagógicos e culturais, passando a disponibilizar livros cedidos por diversas entidades e editoras que podem ser consultados no local, levados para casa, devolvidos ou trocados por outros. Esta foi a oitava cabine disponibilizada pela Fundação PT, que assim consolida um projecto inovador.
Tal como as outras microbibliotecas, o seu objetivo passa por "promover hábitos de leitura, potenciar a cultura e a literacia em todas as faixas etárias, para as diversas camadas sociais e em diferentes espaços territoriais. A microbiblioteca disponibiliza livros cedidos por diversas entidades e editoras, numa ótica de acesso livre aos leitores, que podem consultá-los no local, levá-los para casa ou trocá-los por outros", diz a Fundação PT e a Santa Casa da Misericórdia de Almada, em comunicado. 
As oito cabines de leitura já inauguradas um pouco por todo o país são dinamizadas pela Fundação PT, que reaproveita as antigas cabinas telefónicas e estabelece parcerias com entidades autárquicas ou outras, para adaptação, colocação e dinamização das micro bibliotecas que têm por objetivo "estreitar laços comunitários, exercitar a cidadania, fomentar a leitura e promover o gosto pelos livros num espaço totalmente inesperado". 

Um projeto diferente na Trafaria 
O oitavo espaço de leitura visa apoiar os projetos “Parque de Reminiscências” – que pretende "criar estímulos visualmente interessantes para pessoas idosas com demência" – e “Ler em Família” – que "promove hábitos de leitura junto de crianças da creche e pré-escolar, através do envolvimento parental".
Além da nova cabine de leitura, este parque conta já com um quiosque; "um autocarro desativado que aguarda por oportunidade de restauro para ser transformado em salade atividades"; e uma ágora cedida por uma associação para arealização de atividades entre-gerações, explica diretora técnica do Centro Social da Trafaria (Misericórdia de Almada), Sofia Valério.
O Centro Social da Trafaria encontra-se sob gestão da Santa Casa da Misericórdia de Almada desde 2004, sendo uma instituição de referência na comunidade através dos serviços de Creche, Pré-escolar, Centro de Dia, Gabinete de Inserção Profissional. É ainda polo de distribuição da Cantina Social e sede das equipas do Contrato Local de Desenvolvimento Social e de Acompanhamento a famílias beneficiárias de RSI.

Comentários