Marcelo cumpre tradição de Natal com ginjinha do Barreiro

Presidente bebe ginjinha em "tradição única" no país

Todos os anos, na véspera de Natal, os barreirenses saem à rua para beber uma ginjinha. Este ano, o Presidente da República juntou-se à tradição. O percurso arrancou na Tasca da Galega, um estabelecimento emblemático do Barreiro. "O que é muito impressionante é que é uma tradição, que penso que é única, no nosso país e revela de facto um calor humano muito grande", disse Marcelo Rebelo de Sousa. Nas ruas do Barreiro, o Presidente distribuiu votos de Boas Festas e deixou-se fotografar, como já é habitual.  Estar junto das pessoas é uma prioridade do mandato, disse o chefe de Estado, que realçou o caráter informal desta iniciativa popular, realizada no Barreiro no dia 24 de Dezembro, à tarde, antes da noite de consoada.
Chefe de Estado recebido por multidão no Barreiro  

O chefe de Estado chegou à cidade do Barreiro, pouco depois das 15h30, e centenas de pessoas aguardavam Marcelo, que brindou os presentes com muitas fotografias e cumprimentos.
A passagem do Presidente da República pelo concelho arrancou na "Tasca da Galega", local emblemático do centro do Barreiro e onde partilhou, "neste dia lindo", como disse, um "ambiente excecional" com os locais.
"O que é muito impressionante é que é uma tradição, que penso que é única, no nosso país e revela de facto um calor humano muito grande", assinalou, falando aos jornalistas.
O Presidente enalteceu por várias vezes a "tradição única" que na véspera de Natal acompanhou no Barreiro. "A ginginha é espetacular mas é perigosa. Bebi um cálice e depois já vinha outro" e o percurso só estava a começar pelas ruas - e bares - da cidade. E o Presidente, como disse, queria chegar "bem" ao jantar de família. "Ainda por cima vou a conduzir e não posso correr o risco de o Presidente da República ser mandado parar pela Brigada de Trânsito!".
A noite da consoada do chefe da nação também foi especial. Foi visitar as urgências do Hospital de São José, em Lisboa, e passar a meia-noite de 25 de Dezembro com os profissionais da referida unidade e também os doentes:  "Quero estar à meia-noite junto daqueles que não podem estar com as famílias e vão estar numa unidade hospitalar", disse.
Foram centenas as fotografias e cumprimentos distribuídos pelo Presidente nessa tarde, como constatou a agência Lusa no local, e foram repetidos os incentivos dos populares ao "Presidente do povo", como chegou a ser ouvido nas ruas barreirenses.
Ao lado do chefe de Estado estava o autarca do Barreiro, o comunista Carlos Humberto. 

Uma tradição de 20 anos 
Marcelo Rebelo de Sousa viveu "tradição única" 
Como manda a tradição no Barreiro, desde há cerca de 20 anos que, no dia 24 de Dezembro, antes da consoada, a população Barreirense sai à rua para ir beber uma Ginginha ao Manel da Galega, na baixa da cidade.
A tradição tem origem nos trabalhadores da noite em bares do Barreiro, que se começaram a juntar em diversos locais ao fim da tarde para celebrar o Natal com uma ginginha. Não demorou muito até que os Barreirenses começassem a aderir em massa. Atualmente o número de “participantes” a aderir àquilo que se tornou uma tradição, hoje de cariz social, é cada vez maior.
Este evento, que une o espírito natalício a várias gerações, leva a reencontros inesperados entre amigos de longa data que não se viam há algum tempo.
"A Ginginha de Natal” é já uma tradição no Barreiro que, em vez de ser desde o fim da tarde até à hora da consoada como era há uns anos, há já quem comece pelas 16 horas. Como jovem Barreirense que adora a sua cidade e participante há meia dúzia  de anos na tradição, acho por bem este encontro entre gerações neste dia especial. Na minha opinião cultiva amizades, com um convívio fraterno em torno de um copo, mantendo vivo o que é ser barreirense", dizia um jovem à porta de um dos bares da cidade.

Comentários