Palmela apoia movimento associativo com 38.300 euros

Festa de Todos os Santos, música, cultura e dança desportiva recebem dinheiro 

A Câmara de Palmela aprovou, por unanimidade, em reunião pública, um conjunto de propostas de apoio financeiro, no valor global de 38 mil euros, no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo, a atribuir a associações culturais do concelho e aprovou, ainda, os Contratos Programa de Desenvolvimento Desportivo entre o Município e o Grupo Desportivo Estrelas de Algeruz e a União Desportiva da Palhota. As associações culturais de Palmela, Pinhal Novo e Quinta do Anjo, com formação musical recebem cinco mil euros. Nesta reunião, o executivo aprovou ainda um apoio de 3.300 euros para a realização da mais antiga festa do concelho: A Festa de Todos os Santos, que decorrerá entre 29 de Outubro e 1 de Novembro, em Quinta do Anjo. 
Associações culturais do concelho apoiadas em mais de 38 mil euros 

A comparticipação financeira anual do Município às escolas de música da Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”, Sociedade Filarmónica Humanitária, [ambas de Palmela], Sociedade Filarmónica União Agrícola, [Pinhal Novo], Sociedade de Instrução Musical [Quinta do anjo] e Associação de Amigos Juntos pela Orquestra Nova de Guitarras [Pinhal Novo] totaliza cinco mil euros.
A autarquia "considera indispensável continuar a apoiar as estruturas associativas do concelho que se dedicam ao ensino da música, um trabalho que tem contribuído para o desenvolvimento cultural e o bem estar-estar das populações, em particular dos jovens", sublinha o documento aprovado.

Festa de Todos os Santos apoiada com 3.300 euros
A 260ª edição da Festa de Todos os Santos, que decorrerá entre 29 de Outubro e 1 de Novembro, em Quinta do Anjo, conta com uma comparticipação financeira da Câmara no valor de três mil e 300 euros. Trata-se, explica a Câmara de Palmela, "de uma das mais antigas festividades do concelho que tem mantido a sua regularidade em resultado de um forte envolvimento da comunidade, contribuindo, desta forma, para a valorização das tradições e história local". 
A autarquia "assume-se, uma vez mais, como parceira na concretização desta iniciativa e apoia, também, nos aspetos logísticos e de divulgação do evento", realça o executivo liderado por Álvaro Amaro.

Protocolo de Cooperação com a Fiar - Associação Cultural atualizado
O protocolo de cooperação entre a Câmara de Palmela e a Fiar - Associação Cultural, celebrado em 2015, foi alterado, face às expetativas de apoios financeiros previsto, inferiores ao previsto, nomeadamente, por parte da Secretaria de Estado da Cultura. 
A comparticipação financeira de 30 mil euros foi atualizada, ficando distribuída da seguinte forma: 15 mil euros (2015) e 15 mil euros (2016). "Com esta atualização, a FIAR poderá cumprir compromissos assumidos com a edição de 2016 do Festival Internacional de Artes de Rua", realça o documento aprovado por unanimidade na reunião de 6 de Outubro.

Câmara Municipal, Estrelas de Algeruz e U.D. da Palhota acertam parceria institucional
Os Contratos Programa de Desenvolvimento Desportivo entre o Município, o Grupo Desportivo Estrelas de Algeruz e a União Desportiva da Palhota, no âmbito da promoção e desenvolvimento da Dança Desportiva, relativos a 2016, foram aprovados.
Os Contratos Programa dão, assim, continuidade à parceria institucional entre as entidades e contemplam a transferência de verbas –  três mil e 500 euros (Estrelas de Algeruz) e dois mil euros (União Desportiva da Palhota) – a utilização do Pavilhão Desportivo Municipal de Pinhal Novo para a organização de um evento inserido no calendário competitivo da Federação Portuguesa de Dança Desportiva e o apoio em serviço de transportes, para competições fora do concelho.



Comentários