Mercado da Cidadania arranca hoje em Pinhal Novo

Palmela dedica Outubro à pessoa idosa 

Projetos e práticas socioeducativas, troca e venda de bens, animação, oficinas exposições especialmente destinadas à população sénior são algumas das atividades do 1º Mercado da Cidadania, que decorre em vários espaços do Pinhal Novo, das 10 às 18 horas, entre esta quinta-feira e o próximo sábado, 22 de Outubro. Esta iniciativa insere-se no programa “Outubro Maior”, que assinala o Dia Internacional das Pessoas Idosas. O projeto contribui para que Palmela "seja, cada vez mais, um Município Educador e Território de Convivência", realça a autarquia em comunicado. 
Mercado Municipal do Pinhal Novo recebe várias iniciativas 

O Mercado Municipal, Centro de Recursos para a Juventude, Biblioteca e Auditório Municipal, vão receber, ao longo de três dias, "projetos e práticas socioeducativas com intervenção local, partilha de experiências e saberes, momentos de animação, exposições, oficinas, sessões informativas e troca e venda de bens", explica a autarquia de Palmela, organizadora do evento. Esta manhã, o presidente da Câmara de Palmela, Álvaro Amaro inaugura o Mercado da Cidadania, no espaço do Mercado Municipal de Pinhal Novo, com uma homenagem aos trabalhadores aposentados da autarquia.
O mesmo espaço recebe, todas as manhãs, sessões de trocas e vendas de artesanato, bijuteria, arranjos florais, plantas aromáticas, livros, culinária Intercultural, compotas, biscoitos, entre outros produtos.
Ainda no Mercado Municipal de Pinhal Novo há exercício, ritmos e danças partilhadas, na aula aberta de dança “50+ Programa de Exercício, organizado pela autarquia.
No Auditório Municipal Pinhal Novo, às 11h15, há uma sessão informativa sobre: "Falemos de prevenção do consumo do tabaco". A importância das escolhas livres e informadas na área de comportamentos responsáveis e promotores da saúde, organizada pelo Agrupamento dos Centro de Saúde da Arrábida.
"Será que a Joaninha tem uma pilinha?". É que todos vão descobrir, às 11h30, num conto animado na Biblioteca do Pinhal Novo. 
No Foyer do Auditório Municipal de Pinhal Novo, durante os três dias do evento, estará patente a exposição: “Troca o Perigo pela Segurança - Prevenção de acidentes em meio escolar”. Uma organização do Agrupamento dos Centro de Saúde da Arrábida e da Unidade de Cuidados na Comunidade de Palmela.
Espaços de demonstração, sessões de esclarecimento para jovens, leituras animadas e apontamentos musicais são outras das atividades previstas no 1º Mercado da Cidadania até sábado. O programa completo pode ser consultado na página do município. 

Outubro Maior com diversas atividades para os mais velhos 
O Mercado da Cidadania insere-se na programação do mês "Outubro Maior - Mês das Pessoas Idosas", organizado pela Câmara de Palmela em parceria com as Instituições de Solidariedade Social e outros agentes sociais do concelho. 
A promoção do envelhecimento ativo no território do concelho de Palmela é o grande objetivo do programa, que integra "um conjunto diversificado de atividades, em áreas como a saúde, atividade física, entretenimento, animação, informação/formação, entre outras, dirigidas à população sénior e população em geral, procurando ir ao encontro dos diferentes interesses e necessidades da população sénior", explica a autarquia ao ADN.
Das diversas atividades propostas, a realizar ao longo dos meses de Outubro e Novembro, nas diferentes freguesias, destacam-se o Mercado da Cidadania, de 20 a 22 de Outubro, no Mercado Municipal de Pinhal Novo, tenda e Auditório Municipal de Pinhal Novo, o “Musicando”, a 26 de Outubro no Cine-teatro S. João, em Palmela. Será um espetáculo de fado e música popular portuguesa, dinamizado pela PopularFM. e “Dança à Tarde no Mercado”, com a acordeonista Sara Pessoa, no dia 31 de Outubro, no Mercado Municipal de Pinhal Novo.

Comentários